Em Feira de Santana, Fundação Egberto Costa promove exposição ‘Vaqueiros – mais de três séculos de história’

Exposição Vaqueiros - mais de três séculos de história.
Exposição Vaqueiros - mais de três séculos de história.
Exposição Vaqueiros - mais de três séculos de história.
Exposição ‘Vaqueiros – mais de três séculos de história.’

Composta por 17 painéis com 43 fotos, instalações feitas com peças de couro e sala de aboio onde são projetadas imagens, sons e depoimentos que revelam o universo dos vaqueiros, a exposição ‘Vaqueiros –  mais de três séculos de história’ – foca o ambiente e repertórios da cultura produzidos por este homem que é o protagonista  e referencial simbólico mais significativo da cultura sertaneja. Tenciona trazer um mínimo do seu fabuloso e singular universo – tão importante quanto esquecido –, através de fotografias, imagens e sons, ambiência e presença dos próprios vaqueiros em seus trajes de trabalho.

Com 464 anos de história desde que iniciou suas atividades em Salvador, na península itapagipana, e com mais de três séculos de história em Feira de Santana, o vaqueiro criou nesse trajeto temporal significativo repertório identitário da origem da cidade, que precisa ser difundido, reconhecido e absorvido com o devido pertencimento à sua história e ao seu patrimônio cultural.

Por esta razão, a Prefeitura Feira de Santana comemora o seu aniversário lançando os olhos para a sua origem e se reencontra com a mensagem riquíssima da sua maior referência: o Vaqueiro.

– “Ôô de casa!”

– Pode entrar. Boa prosa, um aperto de mão e um abraço daqueles que foram os fundadores de Feira de Santana – hoje, os últimos vaqueiros do mundo!

Serviço

Local: Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana

Data: 16 de setembro de 2013

Horário: 19 h

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]