Durante reunião da OAB em Feira de Santana, presidente da entidade convoca categoria para mobilização em defesa do aprimoramento do judiciário

Antônio Adonias Bastos, Luiz Viana Queiroz, Fabricio Oliveira e Pedro Mascarenhas. Presidente da OAB-BA convoca mobilização da categoria.
Antônio Adonias Bastos, Luiz Viana Queiroz, Fabricio Oliveira e Pedro Mascarenhas. Presidente da OAB-BA convoca mobilização da categoria.
Antônio Adonias Bastos, Luiz Viana Queiroz, Fabricio Oliveira e Pedro Mascarenhas. Presidente da OAB-BA convoca mobilização da categoria.
Antônio Adonias Bastos, Luiz Viana Queiroz, Fabricio Oliveira e Pedro Mascarenhas. Presidente da OAB-BA convoca mobilização da categoria.

A OAB Bahia realizou na tarde desta segunda-feira (16/09/2013) a 10º Sessão Ordinária do seu Conselho Pleno na cidade de Feira de Santana. A reunião composta pela presidência, diretoria e conselheiros da OAB Bahia, conselheiros e o presidente da subseção de Feira de Santana Pedro Mascarenhas, aconteceu no Auditório Jacarandá no Hotel Ibis. Na pauta, diversos assuntos foram discutidos como a proposta de alteração do regimento interno referente à competência do órgão especial quanto à corregedoria; meta 1 estabelecida pelo VI Encontro de Presidentes dos Tribunais de Ética e Disciplina e pelo II Encontro de Corregedorias da OAB; proposta de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito; projeto de Lei de Proteção à Mulher Advogada; competência da Comissão do Meio Ambiente e comissão temporária Quinto Constitucional (vaga TJ-2).

Durante o encontro, o presidente da OAB Bahia Luiz Viana Queiroz informou ao conselho sobre a carta que enviou a Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB para ser dirigida aos 98 novos juízes que tomaram posse hoje no Estado. O presidente da subseção de Feira de Santana Pedro Mascarenhas destacou a situação atual do judiciário em toda a Bahia e principalmente na cidade de Feira e nos locais circunvizinhos como Ipirá e Conceição do Jacuípe e convidou os advogados presentes para a mobilização que acontece nesta terça-feira (17/09/2013) a partir das 8h pela melhoria das dificuldades atuais.

‘Entendemos que a problemática não é só de Feira de Santana, mais sim de toda a Bahia. Queremos contribuir para um judiciário melhor e não o que dizem por ai que nós somos o pior do Brasil. Por isso convido a todos para participar amanhã desse grande movimento, dessa caminhada. Convocamos os sindicatos, convidamos as igrejas e queremos melhorias’, disse o presidente da subseção de Feira de Santana Pedro Mascarenhas.

Vereador David Neto destaca mobilização dos advogados para melhorias do Judiciário

O vereador David Neto (PTN), em discurso proferido na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (16/09/2013), informou que a Ordem dos Advogados dos Brasil (OAB) subseção Feira de Santana irá promover, amanhã, um dia de mobilização para cobrar do poder público estadual melhorias no Judiciário.

Segundo ele, a manifestação está prevista para as 7h30 e tem a seguinte programação: “concentração na Praça D. Pedro II (Praça do Nordestino) – caminhada pela avenida Senhor dos Passos com a primeira parada em frente ao prédio da Câmara de Vereadores e, posteriormente, segue até o Fórum Desembargador Filinto Bastos, onde haverá a exposição pública da pauta de reivindicações formulada pela classe”.

Em sua opinião, a população e, inclusive, a Casa da Cidadania, precisam dar apoio à referida mobilização.  “Eu acho que quando essa manifestação passar aqui, a Câmara deve encerrar os trabalhos, para os vereadores irem para frente desta Casa apoiar os advogados de Feira de Santana em suas reivindicações”, disse.

Assim como na  semana passada,   David Neto cobrou do Poder Judiciário mais atenção com a população que necessita dos serviços ofertados pelo órgão, afirmando que as pessoas estão “sofrendo” com o atendimento realizado pelo Fórum Desembargador Filinto Bastos. Ele também criticou o fechamento da entrada lateral do Fórum, argumentando que retira o direito de ir e vir das pessoas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9994 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).