Deputada Graça Pimenta destaca importância da instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia

Governador Jaques Wagner destaca, durante discurso, ampliação das oportunidades de ensino superior na Bahia.
Governador Jaques Wagner destaca, durante discurso, ampliação das oportunidades de ensino superior na Bahia.
Governador Jaques Wagner participa do ato de instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Governador Jaques Wagner participa do ato de instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Governador Jaques Wagner destaca, durante discurso, ampliação das oportunidades de ensino superior na Bahia.
Governador Jaques Wagner destaca, durante discurso, ampliação das oportunidades de ensino superior na Bahia.

Na tarde desta sexta-feira (20/09/2013) acontece, em Itabuna, o ato de instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja autorização se deu através da Lei nº 12.818/13. A unidade vai funcionar com campus distribuídos em três municípios do Sul e Extremo Sul do Estado: campus Jorge Amado, em Itabuna; campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, e campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas.

A deputada estadual Graça Pimenta (PR) salienta a importância da instalação da universidade para o Estado. “Acredito que investir na educação é a melhor forma de garantir retorno a médio e longo prazos à sociedade. As novas gerações dependem de decisões governamentais que devem ser executadas com eficácia, responsabilidade social e comprometimento com a formação moral, intelectual e tecnológica da juventude. Parabenizo o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, pelo ato e desejo sucesso aos novos profissionais e estudantes da unidade em questão, que vai gerar mais de mil empregos diretos e proporcionar aos interessados um novo espaço para aprimorar a sua formação acadêmica”, declara a parlamentar.

Na solenidade também serão assinados termos de cooperação técnica entre a UFSB e as Secretarias Estaduais de Educação (SEC), de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para viabilizar o funcionamento dos campus. A instalação da UFSB vai gerar 1.200 empregos diretos, sendo 617 docentes da carreira de Magistério Superior, 242 servidores de nível superior e 381 funcionários federais Técnico-Administrativos em Educação.

O ingresso dos alunos na nova universidade se dará através de Bacharelados Interdisciplinares (BI), com acesso via Enem/SISu ou da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Cuni) instalados nos municípios de maior porte da região Sul. Para acesso à Rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, em cada município. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2014.

Governador participa da fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia

Estudantes das regiões sul e extremo sul do estado a Bahia ganharam mais uma opção para cursar o ensino superior. Nesta sexta-feira (20), foi realizado, com a presença do governador Jaques Wagner, o ato de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no município de Itabuna, onde vai funcionar a reitoria e o campus Jorge Amado.

Para o governador Jaques Wagner a nova universidade surge como uma grande oportunidade para os jovens que desejam estudar numa faculdade federal. “Essa universidade vem para atender a demanda da região, onde muitos estudantes são obrigados a saírem de suas cidades para fazer um curso fora. Já temos a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), a do Sul, a da Bahia (Ufba) e também teremos a do oeste. Isso demonstra que os governos estadual e federal estão preocupados com a formação dos jovens. Por isso, estamos investindo em cursos superior de qualidade e que deem oportunidade a todos”, ressaltou Wagner.

Na ocasião, o reitor pró-tempore, Naomar de Almeida Filho, empossou o Conselho Universitário Matriz, que tem como atribuição assistir ao reitor nas etapas iniciais de implantação da instituição e a missão de elaborar o estatuto e o regimento da nova universidade.

A UFSB vai atender a um público de nove mil alunos matriculados por ano, chegando 18 mil vagas até 2020. A previsão é iniciar atividades docentes no segundo semestre do próximo ano, com a Aula Magna inaugural ministra em setembro, na sede da reitoria.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114858 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.