Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 20 de setembro de 2013

O superintendente do Infraero Cassiano Ferreira festejando o aniversário de sua esposa Patrícia, ladeado pelo jornalista Edmundo Lemos.
O superintendente do Infraero Cassiano Ferreira festejando o aniversário de sua esposa Patrícia, ladeado pelo jornalista Edmundo Lemos.
O superintendente do Infraero Cassiano Ferreira festejando o aniversário de sua esposa Patrícia, ladeado pelo jornalista Edmundo Lemos.
O superintendente do Infraero Cassiano Ferreira festejando o aniversário de sua esposa Patrícia, ladeado pelo jornalista Edmundo Lemos.
Armando Sampaio com o vice-prefeito Luciano Ribeiro.
Armando Sampaio com o vice-prefeito Luciano Ribeiro.

Casamentos separados

Após muita confusão na Câmara Municipal de Feira de Santana sobre a realização do casamento coletivo com as comunidades famílias e LGBT, o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira declarou à mídia feirense, de que haverá duas celebrações. “Para evitar maiores especulações e confusões iremos realizar duas cerimônias em dias diferentes. Não precisa brigas tudo será resolvido da melhor forma pelo Município”, explicou. O Casamento Coletivo é um projeto da Prefeitura de Feira de Santana, oferecido gratuitamente a comunidade. Com o anúncio de que o casamento entre homossexuais será realizado em outra data, e não juntamente com os demais casais na cerimônia coletiva, o vereador Edvaldo Lima (PP) ficou radiante e assim se expressou “Quero desde já agradecer ao secretário, mas ganhamos a guerra pela metade. Espero que as pessoas possam entender e compreender que o papel do vereador é deixar bem claro a sua posição. Respeito e amo as pessoas, mas tenho minha convicção e não posso me deixar ser levado”.

Mestrado Profissional

A Universidade Estadual de Feira de Santana inscreve, de 23 de setembro a 31 de outubro próximo, para o Mestrado Profissional em Planejamento Territorial. São oferecidas 20 vagas destinadas a portadores de diploma de nível superior (duração plena). Dez por cento das vagas são reservadas a professores e/ou servidores da Uefs. Com área de concentração “Planejamento Territorial”, o mestrado tem duas linhas de pesquisa: “Políticas públicas, planejamento territorial e participação social” e “Planejamento territorial e geoprocessamento”.

Obituário

Faleceu na noite de segunda-feira, (16/09/2013), vítima de problemas causados por um acidente vascular cerebral (AVC), o ex-vereador de Salvador Ednaldo Santos, conhecido como Edi. Ele foi eleito em 1982 pelo MDB e tomou posse no ano seguinte. Quatro anos depois, ocupou a presidência da Câmara Municipal e permaneceu no cargo até 1988. É irmão de Cironaldo Santos, diretor do jornal “O Metropolitano”, e Ronaldo Santos, já falecido, que fez teatro em Feira de Santana entre o final dos anos 60 e início dos anos 70. Era filho de São Gonçalo dos Campos, onde foi enterrado.

Lançamento

“A arte em mim transborda!” Isto é só um pouco do que diz Lia Sena, poetisa de bons méritos que relançou o seu livro POR TODO RISCO, na 6ª Feira do Livro, evento segundo ela, “maravilhoso” e que obteve ótima cobertura da mídia feirense. Para ela o evento é uma grande vitrine e também uma grande confraternização de artistas de todas as áreas. Durante todos os dias da Feira, vários escritores apresentaram seus trabalhos em lançamentos coletivos e dentre eles, eu estava, no sábado, lançando o meu novo livro Por todo Risco, que já teve um lançamento oficial em junho, no MAC. Valeu pelo encontro, por poder autografar mais livros e rever colegas e amigos. Lá acompanhando e apoiando os lançamentos, estavam artistas como Antônio Brasileiro, Roberval Pereyr, que coordenou os trabalhos, Ana Maria Rosa, Solange Durães, Nívia Maria Vasconcelos, Luís Pimentel, José Inácio Vieira de Melo e tantos outros.

O Aberto

Grafite, pintura ao ar livre, xilogravuras, exposições, teatro, música, dança e artesanato foram algumas das atividades que marcaram o maior evento cultural, em relação à diversidade, de Feira de Santana e região. Este ano, o ABERTO comemorou os 18 anos do Cuca. Um público variado prestigiou a programação do evento que aconteceu, concomitantemente, em diversos pontos da cidade: estações de transbordo, terminal rodoviário, CDL, Praça Monsenhor Renato Galvão e Cuca.  De acordo com a comissão organizadora do evento, um fato que chamou atenção foi a grande demanda de pessoas da comunidade que quiseram aproveitar o espaço do Aberto para mostrar seus talentos.

Confraria

Logo mais ao meio dia, no restaurante Cantina Aprile, do bairro Capuchinhos, Isac Faria capitaneará o almoço da Confraria dos Gastrônomos, oportunidade em que se tratará das próximas eleições, vez que o candidato Heraldo Moraes declinou do cargo da presidência por ter mudado de domicilio , mais precisamente, de Feira de Santana para Salvador.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3098 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]