Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de setembro de 2013

A socialite feirense Mônica Caribé.
A socialite feirense Mônica Caribé.

Homenagem póstuma na Academia

A socialite feirense Mônica Caribé.
A socialite feirense Mônica Caribé.

A Academia de Medicina de Feira de Santana realiza sessão pública especial em homenagem póstuma ao acadêmico Prof. Dr. Silvio Antônio Santos Matos, médico cirurgião e professor do Departamento de Saúde, da Universidade Estadual de Feira de Santana, que faleceu em julho último. A homenagem acontecerá no dia 16 de setembro próximo, às 19h30, no auditório do Hospital Dom Pedro de Alcântara. Silvio Matos ocupava a cadeira nº 20 da Academia de Medicina de Feira de Santana, e tinha como patrono o Dr. Emygdio Barros Fonsêca. Durante o evento será ministrada palestra com o tema “O médico, o professor e o homem: Prof. Dr. Silvio Antônio Santos Matos: O médico, o professor e o homem”, pelo também acadêmico, Prof. Dr. Colbert Martins Filho. O presidente da Academia André Almeida será o anfitrião da noite.

Da Linha à Cor

A Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), está promovendo a exposição Da Linha à Cor, com obras da artista plástica Lygia Sampaio, na Galeria Carlo Barbosa, no Cuca, onde as obras permanecem abertas à visitação até 28 de fevereiro de 2014. Para o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, “somos todos privilegiados por desfrutarmos desta possibilidade”. Com a exposição, afirma o reitor, “podemos conhecer, em boa medida, a riqueza e a diversidade de temas e técnicas que compõem a trajetória de mais de 60 anos de produção desta renomada artista, que não deixou de se manter em harmonia com o espírito inovador que ajudou a introduzir em nosso cenário cultural.”.

Gabi e Tom Larangeira, ontem, no Oblix Lounge, pub de Londres.
Gabi e Tom Larangeira, ontem, no Oblix Lounge, pub de Londres.

Artes marciais

Os amantes do MMA (sigla para Artes Marciais Mistas), modalidade esportiva que tem ganho cada vez mais adeptos, poderão conhecer um pouco mais do esporte, essa semana no Boulevard  Shopping, em Feira de Santana. O octógono do evento Imperium Mencare ficou em exposição na praça de eventos do Shopping no período de 07 a 11 de setembro. No espaço, o público pôde acompanhar os treinamentos dos atletas que participarão do Imperium Mencare MMA Pro VI que acontece amanhã, Oyama Pinto da Silva. Com oito lutas de MMA, o evento traz como principais atrações os lutadores de Feira de Santana Renato Velame, Edilson Teixeira e Alexandre Lima, nas lutas principais da noite. O Imperium também apresenta em seu card Ântonio “Cara de Sapato”, campeão mundial de Jiu-Jitsu e pupilo do ex-campeão do UFC, Júnior Cigano.

Em Maragogipe

Tradicional produtor de carne de fumeiro da Bahia, o município de Maragogipe terá em breve a primeira indústria especializada em beneficiamento deste produto no Brasil. Foi o que disseram o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e o diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB), vinculada à Seagri, Paulo Emílio Torres, ao apresentarem aos pequenos produtores de Maragogipe, do ultimo domingo, anteprojeto da unidade de beneficiamento de produção de carne de fumeiro e derivados de suíno. De acordo com Salles, a implantação da indústria vai diminuir os custos, otimizar a produção e a comercialização do produto terá qualidade comprovada.

Lançamento

Dentre as dezenas de livros que serão lançadas no decorrer da 6ª Feira do Livro que começou na terça-feira, em Feira de Santana, está também a obra ‘Duas mulheres, quatro amores e uma guerra civil’, de autoria de Jailton Batista, atual secretário municipal de Cultura de Feira. O livro é um romance ambientado em Angola e foi escrito durante o período em que Jailton morou naquele país.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3183 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.