Celebrando a poesia e as tradições culturais da Bahia, ocorre em Cachoeira a 9ª edição do Caruru dos 7 Poetas

Samba de Dona Dalva no 8º Caruru dos 7 Poetas.
Samba de Dona Dalva no 8º Caruru dos 7 Poetas.
Samba de Dona Dalva no 8º Caruru dos 7 Poetas.
Samba de Dona Dalva no 8º Caruru dos 7 Poetas.

No dia 28 de setembro de 2013 (sábado), acontece em Cachoeira (Bahia) a 9ª edição do Caruru dos Sete Poetas – Recital com gostinho de dendê, evento que une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana e integra diversas manifestações artísticas, tanto para o público adulto quanto o infantil. O evento é gratuito e acontece em praça pública, no Largo d’Ajuda.

A festa para a criançada começa às 15 horas, com as Brincadeiras Poéticas, programação infantil com espetáculo “Um passarinho me contou… histórias para ouvir, cantar e encantar”, do Teatro Griô, além da presença dos palhaços da Cia Pé Na Terra e de poetas. Às 19 horas sai cortejo poético da Praça da Aclamação até o Largo D’Ajuda dando inicio a programação noturna, que terá como Arautos da Tertúlia os poetas Tiago Oliveira e Marcos Peralta. Os festejos se iniciam com a performance artística do grupo Importuno Poético, formado pelas poetas Jocélia Fonseca, Cléa Barbosa e Lutigarde Oliveira.

Os sete poetas que abrilhantam a noite serão: Elisa Lucinda (RJ), Cléa Barbosa (BA), Shirley Campbell Barr (Costa Rica), Clarissa Macedo (BA), Kátia Borges (BA), Giselli Oliveira (BA), Valdeck Almeida de Jesus (BA). O encerramento fica por conta do grupo musical Gêge Nagô, que integrará intervenções poéticas em seu repertório, além das cantigas de cunho afro-barroco. É também servido o tradicional caruru para o público.

O Caruru dos Sete Poetas já é tradição em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, onde acontece desde 2005, e faz referência ao caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião. Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas, este projeto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar nossa cultura e arte literária. É a miscelânea da poesia, comida baiana, exposição/comercialização de livros e performances artísticas numa celebração pública e integradora.

O Caruru é uma iniciativa da Casa de Barro – Cultura, Arte, Educação e conta com apoio financeiro Fundo de Cultura da Bahia / Secretaria de Cultura / Secretaria da Fazenda / Governo do Estado da Bahia.

SERVIÇO

O que: 9ª edição do Caruru dos 7 Poetas – Recital com Gostinho de Dendê

Onde: Largo d’Ajuda. Cachoeira/BA

Quanto: Gratuito

Informações: (75) 3425-5396 / casadebarro@gmail.com / http://www.casadebarro.org

Realização: Casa de Barro – Cultura, Arte, Educação

Apoio Financeiro: Fundo de Cultura / Secretaria de Cultura / Secretaria da Fazenda/ Governo da Bahia

Sobre a Casa de Barro

A Casa de Barro é uma organização cultural criada em 25 de julho de 2005 a fim de contribuir com o desenvolvimento humano e cultural nas cidades do Recôncavo da Bahia. As ações são transversais, multidisciplinares e privilegiam os campos da cultura, da arte e da educação. Nossos esforços são empreendidos para preservar, promover e celebrar a diversidade cultural e nossos bens patrimoniais de natureza imaterial, incentivar a escrita e as leituras (de livros e do mundo). No mundo dos livros trabalha também com a edição, circulação, difusão e o intercâmbio lítero-cultural com países da África lusófona, América Latina e Caribe.

Confira

Relação dos participantes do 9º Caruru dos 7 Poetas

História do Caruru dos 7 Poetas

Cena do 8º Caruru dos 7 Poetas.
Cena do 8º Caruru dos 7 Poetas.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário