Cantor Geronimo comemora dez anos de Escadarias do Passo

Cantor Geronimo realiza show 'O Pagador de Promessas'.
Cantor Geronimo realiza show 'O Pagador de Promessas'.

Cantor Geronimo realiza show 'O Pagador de Promessas'.
Cantor Geronimo realiza show ‘O Pagador de Promessas’.

Seja tenente ou filho de pescador, ou importante desembargador, não importa, todas as terças-feiras existe um encontro marcado para quem gosta de boa música. É nas Escadarias do Passo da Igreja do Santíssimo Sacramento, na Ladeira do Carmo, Centro Histórico de Salvador, onde os negões, meninos do Pelô e toda “a gente que irradia magia”, se encontra para ouvir Geronimo e a Banda Mont Serrat com seu belo repertório de clássicos da música baiana. Das 20 às 22 horas, o local aberto ao público, recebe o artista e seus convidados, no projeto “O Pagador de Promessas – Festival de Arte e Cultura nas Escadarias do Passo“.

O projeto do artista leva ao espaço um público estimado em três mil pessoas por dia. Por lá já passaram nomes como Caetano Veloso, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Mariene de Castro e Margareth Menezes. Mas as participações não se limitam a cantores, Geronimo interage com diferentes linguagens como poetas, artistas plásticos e dançarinos, sejam eles consagrados ou desconhecidos da mídia.

No repertório, clássicos consagrados na voz do artista como “É D´Oxum” (composta com Vevé Calasans), “Jubiabá”, “Eu Sou Negão”, “Abcdário” (com Pascazio), além de “Salve as Folhas”, composta junto com Ildásio Tavares, sucesso também na voz de Maria Bethânia e “Toté de Maianga” feita com Saul Barbosa e cantada por Margareth Menezes.

Geronimo – Batizado de Geronimo Santana Duarte, o cantor nasceu em 1953, na Ilha de Bom Jesus dos Paços, Bahia. Foi na Filarmônica da sua cidade onde teve a sua primeira experiência na música, e no final da década de 60 já se apresentava nos palcos de Salvador. No seu currículo, passagens como percussionista da banda Dodô & Osmar e Luiz Caldas e bailarino afro, na qual participou de excussões internacionais com o Balé Brasileiro da Bahia.

Pertence a Geronimo composições de inúmeros sucessos gravados por diversos nomes da música brasileira. Da sua origem, guarda a lembrança do mar, que é expressa em diversas canções. Assim é um pouco da vida desse artista, uma hora ao sabor dos ventos na Baía de Todos os Santos, outra num palco pelo Brasil ou mundo afora. Multifacetado, o artista já participou de filmes, tanto atuando, como tendo suas canções nas trilhas sonoras.

Serviço:

“Geronimo – O Pagador de Promessas”

Quando: Terças-feiras, das 19 às 22 horas (Setembro de 2013)

Onde: Escadaria do Passo

Aberto ao público

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9610 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).