Bahia sedia um dos maiores eventos de ciclismo do mundo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Chapada Diamantina, Mucugê, Cachoeira doTiburtino.
Chapada Diamantina, Mucugê, Cachoeira doTiburtino.
Chapada Diamantina, Mucugê, Cachoeira doTiburtino.
Chapada Diamantina, Mucugê, Cachoeira doTiburtino.
Rio de Contas.
Rio de Contas.

A Chapada Diamantina, uma das principais zonas turísticas da Bahia, recebe pela quarta vez o Brasil Ride 2013, que será realizado entre os dias 19 e 26 de outubro de 2013. O mais importante evento de ciclismo da América Latina terá como bases da etapa nordestina os municípios de Mucugê e Rio de Contas, a 440 e 730 quilômetros de Salvador, respectivamente. A competição tem apoio da Secretaria do Turismo, por meio da Bahiatursa, e vai receber cerca de 400 atletas, entre amadores e profissionais, de 24 estados do Brasil e de mais 20 países, entre eles Argentina, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, República Tcheca e Suíça.

Este ano, a organização do Brasil Ride confirmou a participação de três dos maiores ciclistas da história. Estão garantidas as presenças do suíço Christoph Sauser, bicampeão mundial de Mountain Bike (XCM) e tricampeão da Cape Epic; da campeã mundial de 24h de mountain bike, Rebecca Rusch, conhecida como a “rainha da dor”; e do holandês Bart Brentjens, primeiro campeão olímpico de mountain bike, em Atlanta 96, e bronze em Atenas 2004, que veio ao Brasil no ano passado e tornou-se embaixador da prova.

A boa organização do Brasil Ride somada às belezas naturais da Chapada Diamantina atraem atletas de altíssimo nível do cenário mundial. É o exemplo do japonês Kohei Yamamoto, dos brasileiros Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira e do holandês Hans Becking, dentre outros nomes do esporte. Confirmaram presença também dois grandes nomes do automobilismo brasileiro: o ex-piloto de Fórmula 1, Christian Fittipaldi, e o piloto de Fórmula Truck, Geraldo Piquet, que percorrerão as trilhas em duas rodas.

A competição foi eleita a “Melhor Prova de MTB do Brasil”, título dado pelos leitores da Revista Bike Action durante a eleição do Prêmio Guidão de Ouro 2013, e o evento consolidou-se como uma das melhores provas do Planeta, após receber o status da UCI (União Ciclística Internacional), com entrada no calendário mundial.

As inscrições para o Brasil Ride podem ser feitas até o próximo dia 27 de setembro através do site www.webventure.com.br/h/eventos/inscricoes-para-brasil-ride-maratona-xcm-2013/6182. Mais informações em www.brasilride.com e pelo telefone (14) 3354-4939.

Circuito é um convite para passear pela Chapada

A prova tem um circuito de 600 quilômetros – 70% das trilhas são novas -, onde participarão atletas de várias categorias, da Junior ao Veterano, dos sexos masculino e feminino, passando por 14 municípios da região. Outra novidade é a última etapa, no dia 26 de outubro. Com aproximadamente 62 quilômetros, ela será válida também como a final do Campeonato Baiano de Mountain Bike, reunindo os melhores ciclistas da Bahia, numa confraternização com os melhores ciclistas do Brasil e do mundo.

O percurso total do Brasil Ride 2013 prestigia importantes localidades da Chapada Diamantina. Os destaques são os municípios de Mucugê e Rio de Contas, bases da disputa internacional no Estado, mas também ganham projeção Piatã e Abaíra, dentre outros municípios e vilarejos. No total, a zona turística conta com quase 40 municípios e representa 4,5% do fluxo turístico da Bahia, que é de mais de 11 milhões de visitantes no ano, de acordo com pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Mucugê oferece lugares de rara beleza como cachoeiras, cânions e vales. Umas das cidades mais antigas da região da Chapada, fundada no fim do século XVIII, Mucugê foi um dos principais centros de exploração de ouro e diamante. Até hoje preserva casarões coloniais e é uma ótima opção pra praticar ecoturismo. Uma dica é a visita ao Projeto Sempre Viva, onde o turista pode fazer trilhas e conhecer um pouco sobre os estudos de preservação de plantas e animais raros, típicos da região. A história da busca por pedras e metais preciosos que atraiu muita gente à Chapada também pode ser conhecida de perto no Museu Vivo do Garimpo.

Considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia e tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Contas também faz parte do percurso do evento. Quem gosta de aventura pode explorar o Pico das Almas, um dos mais altos da Chapada, com 1.958 metros de altura, que abre a uma vista maravilhosa dos grandes vales verdes recortados por rios, montanhas e pedras. A aventura inclui, ainda, acampamento no santuário ecológico do Largo do Queiroz, escaladas e trekking por riachos e matas. A bela cachoeira do Fraga; a ponte do Coronel; o povoado de Mato Grosso, com suas flores e hortaliças; e a Estrada Real que leva a Livramento, construída com grandes pedras regulares, há 300 anos, por escravos, são outros bons motivos para conhecer Rio de Contas. Ainda em Rio de Contas está localizada a Igreja de Nossa Senhora de Santana, construída por escravos no século XIX.

Já a mais alta cidade serrana de todo o Nordeste e a mais antiga povoação da Chapada Diamantina é Piatã, que também fica no percurso do Brasil Ride 2013. As cachoeiras do Patrício, do Cochó, do Rio de Contas, da Malhada da Areia, o Encontro das Águas, os Gerais do Rio de Contas, a Bica do Machado, as Serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros estão entre os principais atrativos naturais de Piatã. A altitude tem beneficiado a produção de café de Piatã, considerada uma das melhores do Brasil. Um atrativo a mais para os amantes do café visitarem o município.

As trilhas do Brasil Ride também passam por Abaíra, que ficou conhecida por produzir uma das melhores cachaças da Bahia. A cada dois anos, sempre no mês de setembro, é realizado o Festival da Cachaça de Abaíra, um evento técnico e festivo, com palestras e seminários relacionados à cultura da cana de açúcar, apresentações musicais, festa dançante, concursos da melhor cachaça e da Rainha da Cana. Esse ano, o festival foi realizado de 13 a 18. Dentre os atrativos de Abaíra, destaque para a cachoeira e o Canyon do Canta Galo, as cachoeiras da Luzia, da Mixilânia, da Samambaia, os Morros da Boa Vista e do Elefante, a Praia de Jatobá, o Rio Água Suja, as serras da Guarda Mor, da Mutuca, do Ouro Fino, da Tromba e o Vale da Estiva.

Confira imagens

Loading Images
wpif2_loading
Brasil Ride 2012, Mucugê.
Chapada Diamantina, Mucugê, Cachoeira doTiburtino.
Festa Corpus Christi, Rio de Contas.
Piatã, Chapada Diamantina.
Piatã, Chapada Diamantina.
Piatã, Chapada Diamantina.
Piatã, Chapada Diamantina.
Piatã, Chapada Diamantina.
Piatã, Chapada Diamantina.
Piatã, Chapada Diamantina.
Piatã, Chapada Diamantina.
Rio de Contas, festa Corpus Crhisti.
Rio de Contas.
Rio de Contas.

Sobre Carlos Augusto 9652 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).