

Há 16 dias o vereador Hilton Coelho (PSOL) tem realizado atividades na região do Subúrbio Ferroviário, em especial na Baixa do Fiscal, em conjunto com moradores e militantes do movimento social para reivindicar melhores condições na área. Nessas ações, que ele chama de “Gabinete de Rua” foram distribuídos abaixo-assinados com cerca de 70 mil assinaturas. “O prefeito ACM Neto prometeu resolver a situação do local e o atraso na entrega das obras desespera a população que já não aguenta tanto congestionamento, buracos e falta de infraestrutura. Dizem agora que vão entregar a pista para trânsito normal. Ora, sabemos que apenas recapear a área não adianta. Será apenas mais uma obra de fachada que na primeira grande chuva se dissolverá como as outras. O que reivindicamos é uma obra de saneamento básico e de infraestrutura que solucione e não mascare os problemas”, afirma o vereador.
Hilton Coelho lembra que a precariedade do transporte ferroviário expõe ainda mais a população. “Com a situação precária da Baixa do Fiscal, para fugir dos transtornos a população tem utilizado ainda mais o trem suburbano de Salvador que percorre um trajeto de 13,5km e transporta cerca de 10 mil passageiros diariamente de forma precária em vagões lotados e desconfortáveis, o que só agrava as péssimas condições de vida dos moradores. O povo está escaldado com tanto descaso, com a falta de respeito da gestão pública que fez a opção preferencial pelos ricos da cidade, não é sem motivo que as incorporadoras terão isenção de imposto. É difícil compreender como é possível que em uma região com cerca de 600 mil habitantes não tenha um sistema ferroviário eficiente. Insistimos que a solução é uma política de mobilidade que garanta a ligação do Metrô de Cajazeiras ao Subúrbio Ferroviário, o que viabilizaria a locomoção de nossa gente”.
“O Subúrbio Ferroviário é uma das mais belas áreas de Salvador, com mais de 25% da população da cidade, ou seja, mais de 600 mil pessoas, que vivem sob péssimas condições de mobilidade. Lembremos que a pauta da mobilidade foi o grande tema da última campanha, ACM Neto falou da ligação do metrô do Subúrbio a Cajazeiras, mas seu primeiro ato foi passar a responsabilidade para o Estado, e assim, lavou as mãos. Queremos realizar na primeira quinzena de outubro uma audiência pública na região, de preferência no Cine-Teatro Centro Cultural Plataforma, com prévia preparação e com reuniões nas diversas localidades do Subúrbio Ferroviário. Só com ampla mobilização popular conquistaremos uma solução. A promessa de Metrô até Cajazeiras foi uma conquista popular. A população agora quer que o Subúrbio seja contemplado e que os governos estadual e municipal finalmente descubram que a região faz parte da Bahia e de Salvador”, finaliza Hilton Coelho.