Operação Abdalônimo | Receita Federal e Polícia Federal realizam prisões em Feira de Santana e Maceió

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Polícia Federal realiza ações em Feira de Santana e Maceió.
Polícia Federal realiza ações em Feira de Santana e Maceió.
Polícia Federal realiza ações em Feira de Santana e Maceió.
Polícia Federal realiza ações em Feira de Santana e Maceió.

A “operação Abdalônimo” remete à antiga Macedônia, onde um homem pobre, que tinha este nome, foi indicado por Alexandre, O Grande, para ser rei, passando abruptamente da pobreza à riqueza. Foi o título escolhido pela Receita Federal (RFB) e a Polícia Federal para nomear a operação deflagrada, nesta quinta-feira, 15 de agosto de 2013.

As ações ocorrem simultaneamente em Maceió, Arapiraca, Branquinha e Anadia (AL) e em Feira de Santana. Está sendo investigada concessionária de automóveis suspeita de sonegação fiscal milionária na capital alagoana. A Receita informa que há indícios da prática dos crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Apurações preliminares apontam indícios de omissão de receitas e rendimentos da ordem de R$ 300 milhões nos últimos cinco anos.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão, oito conduções coercitivas e 24 mandados de busca e apreensão em residências e empresas pertencentes ao grupo investigado. A Justiça Estadual de Alagoas também decretou o bloqueio de contas bancárias pertencentes aos suspeitos. Participam da operação 25 servidores da Receita Federal e 70 policiais federais.

Segundo a Receita, o principal investigado ocultou do fisco sua rápida evolução patrimonial utilizando-se de diversos familiares para a constituição de empresas, a movimentação de recursos financeiros e a ocultação de patrimônio. A Receita informa que há indícios da prática dos crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Apurações preliminares apontam indícios de omissão de receitas e rendimentos da ordem de 300 milhões de reais nos últimos cinco anos.

*Com informações do Jornal O Estado de São Paulo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113565 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]