Harmonia entre pensamento, palavra e ação

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Artigo aborda harmonia entre pensamento, palavra e ação.
Artigo aborda harmonia entre pensamento, palavra e ação.
Artigo aborda harmonia entre pensamento, palavra e ação.
Artigo aborda harmonia entre pensamento, palavra e ação.

Numa casa onde habitam três pessoas: Seu Pensamento, Dona Palavra e o filhinho Ação, havendo harmonia e cooperação entre elas, a casa é, em verdade, o próprio paraíso, um lugar onde a Bem-Aventurança divina reina.

Se, ao contrário, viverem em desarmonia e desacordo, se se tratarem uns aos outros com antipatia, comportando-se como inimigos, não haverá inferno pior.

Paraíso e Inferno estão ligados à conduta das pessoas. Ou transformamos nosso lar num Paraíso, ou construímos um inferno para nós mesmos.

Nosso corpo é o lar no qual residem três órgãos da ação: a mente, a fala e os membros. A verdadeira humanidade advém da unidade entre Pensamento (mente), Palavra (fala) e Ação (membros).

O Pensamento antecede a Palavra e a Ação, ou ocorrem ao mesmo tempo. Importante se faz então ter o Pensamento Correto.

E qual é o Pensamento Correto? O Pensamento Correto se alicerça na Verdade, na Paz e no Amor. Está no Conhecimento Cósmico — Conhecimento Universal —estabelecido nas Escrituras Sagradas de todas as tradições religiosas.

O Conhecimento Cósmico (Conhecimento Universal) está explícito nos Upanishads, na Bíblia, no Alcorão, nos Sutras do Senhor Buda e noutras Escrituras Sagradas.

Importante se faz ter o Pensamento Correto, porque o ato de planejar e executar a Ação ou expressar a Palavra está diretamente relacionado ao Pensamento. Sobre o pensamento incorreto Jesus falou que mesmo antes de praticar ação corrupta, se alguém teve “intenção impura” já “tropeçou” — isto é, já está em falta, falha, pecado.

O Pensamento faz mover energias invisíveis para o bem ou para o mal. É onde está a origem da magia. Nossas mentes podem irradiar bons pensamentos e beneficiar um ou muitos; maus pensamentos podem também prejudicar um ou muitos.

A Palavra Correta.

Qualquer palavra proferida com compreensão clara e concentração profunda tem valor materializante. “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e recebereis”, disse Jesus.

A potencialidade infinita do som deriva do Verbo Criador, Om, o poder cósmico vibratório por trás de toda a energia atômica. Os poderes do som e da voz humana reverberam em todo o universo, e tem três manifestações: criação, preservação e destruição.

Sempre que uma pessoa pronuncia uma Palavra, aciona uma das três qualidades de Om. Esta lei se encontra por trás do mandamento que, em todas as Escrituras Sagradas, diz que a pessoa deve falar a Verdade.

Ação Correta

Jesus Cristo nos ensinou: “amem-se uns aos outros como eu os amei”; e completou: “não há maior prova de amor de que dar a própria vida por seus amigos” — e Ele mesmo foi crucificado para a salvação da humanidade.

Ama-se ao próximo através da caridade, do serviço altruístico e desinteressado. Esta é a Ação Correta. Bhagavan Sri Sathya Sai Baba dizia que “Minha Vida é a Minha Mensagem”: amar a todos e servir a todos, sempre e sempre. Esta é a missão dos mestres espirituais que vêm a Terra. E deveria ser também a missão dos homens públicos.

E foi um modelar homem público, Mahatma Gandhi, quem nos ensinou a importância de ahimsa, a não-violência (Ação Correta). A resolução de conflitos e interesses divergentes de maneira pacífica. E pacífico foi o movimento de Independência da Índia, liderada pelo pai da nação.

Harmonia entre Pensamento, Palavra e Ação

Os buscadores espirituais imaginam que estão à procura de Deus, o que não é verdade. É Deus quem está à procura dos seus devotos.

E onde encontrar um devoto puro em Pensamento, Palavra e Ação?

Esse é o devoto por quem Deus busca.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 759 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.