



O empresário Zé Chico (José Francisco), ligado ao segmento de mineração e membro do PDT de Feira de Santana, reuniu ontem (03/08/2013), durante comemoração do aniversário, membros da comunidade, lideranças e políticos. O evento teve um duplo sentido, marcar a data natalícia, e demonstrar a força política da pré-candidatura a câmara federal pelo PDT.
Discursaram os deputados estaduais Carlos Geilson (PTN) e Targino Machado (PSC), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) e o senador João Durval (PDT). Todos fizeram referências aos valores pessoais e políticos de Zé Chico. Mas coube a Targino colocar o prefeito José Ronaldo na liderança do processo político de 2014. Apelando para que o prefeito trabalhasse para eleger o maior número de lideranças de Feira de Santana.
É interessante notar é que Zé Chico sempre esteve ao lado da família Carneiro, e neste momento, tanto o senador como o suplente de deputado federal pelo PT Sérgio Carneiro, lhes devolvem o apoio parabenizando pela iniciativa de se lançar candidato a deputado federal. Curioso porque Zé Chico conseguiu conciliar partidos opositores no mesmo projeto político.
Em 2008 Zé Chico apoio o PT local, em 2012 levou o PDT a apoiar José Ronaldo. Como em política nenhum gesto é gratuito, recebe de volta o apoio de Ronaldo e da direita feirense. Do PT, ainda leva a força de Sérgio Carneiro que deve abdicar de concorrer em 2014. Uma vez que além de perder o apoio de Zé Chico, perdeu também o apoio do pré-candidato a deputado estadual Ângelo Almeida (PT).
Vereadores apoiam
O assessor de Zé Chico, escritor José Batista, informou que cerca de 10 vereadores feirenses declaram que apoiam a candidatura do empresário à câmara federal. Dentre os apoiadores, estaria o atual presidente do legislativo feirense, Justiniano França.