Em Feira de Santana, cantor Paulo Costa apresenta projeto SamBaião na Cidade da Cultura

Paulo Costa apresenta projeto SamBaião – No Furdunço de Jackson do Pandeiro.
Paulo Costa apresenta projeto SamBaião – No Furdunço de Jackson do Pandeiro.
Paulo Costa apresenta projeto SamBaião – No Furdunço de Jackson do Pandeiro.
Paulo Costa apresenta projeto SamBaião – No Furdunço de Jackson do Pandeiro.

O som cheio de ritmo, a versatilidade, a inteligência e a rica trajetória do grande cantor, compositor paraibano Jackson do Pandeiro serão reverenciados a partir desta sexta-feira (23/08/2013), na apresentação do projeto SamBaião – No Furdunço de Jackson do Pandeiro, idealizado pelo músico e ativista cultural feirense Paulo Costa.

Nesta etapa inicial, o projeto será mostrado ao público na Cidade da Cultura, no Conjunto João Paulo II, em Feira de Santana. Tanto nesta sexta, quanto no sábado, dia 24 de agosto, sempre a partir das 20 horas. Ao lado de Paulo Costa estarão os conceituados percussionistas Tonico Freitas e Rangel Pandeirista.

O SamBaião, que também servirá para relembrar outros nomes de grande relevância da música do Nordeste e brasileira, está sendo elaborado com base em uma criteriosa pesquisa.

Quem foi Jackson do Pandeiro

José Gomes Filho nasceu em Alagoa Grande, na Paraíba, em 31 de agosto de 1919. Seu nome artístico surgiu de um apelido que ele mesmo se dava: Jack, inspirado em um mocinho de filmes de faroeste, Jack Perry.

Somente em 1953, Jackson gravou o seu primeiro grande sucesso: “Sebastiana”, de Rosil Cavalcanti. Logo depois, emplacou “Forró em Limoeiro”, rojão composto por Edgar Ferreira. Jackson do Pandeiro morreu em 10 de julho de 1982, em Brasília.

Quem é Paulo Costa

Formado em Música pelo Seminário do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Paulo Costa faz aquilo que podemos classificar de complexa e variada Música Popular Brasileira, considerando suas diversas influências, seu ecletismo e variedade rítmica.

Ele já lançou os CDs “Varal” (2000) e “Paulo Costa ao Vivo” (2006) e o DVD “Paulo Costa Documental – Ao Vivo” (2012) e já tem pronto o cd “Eletronicamentefeitoamão”, que será lançado ainda este ano.

SERVIÇO

O que: Projeto SamBaião – No Furdunço de Jackson do Pandeiro

Artista: Paulo Costa

Quando: 23 e 24 de agosto, às 20 horas

Onde: Cidade da Cultura (Conjunto João Paulo II, nº 170 – Feira de Santana)

Ingressos: R$ 10,00

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10675 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário