Deputado Joseildo Ramos se reúne com presidente do TJ e volta a cobrar melhorias na comarca de Alagoinhas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Joseildo Ramos voltou a cobrar a contratação de mais juízes para atender a comarca do município de Alagoinhas.
Joseildo Ramos voltou a cobrar a contratação de mais juízes para atender a comarca do município de Alagoinhas.
Joseildo Ramos voltou a cobrar a contratação de mais juízes para atender a comarca do município de Alagoinhas.
Joseildo Ramos voltou a cobrar a contratação de mais juízes para atender a comarca do município de Alagoinhas.

O deputado Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, reuniu-se nesta quinta-feira (15/08/2013) com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Mário Hirs, e voltou a cobrar a contratação de mais juízes para atender a comarca do município. Acompanhado do prefeito Paulo Cézar (PDT), da presidente da Ordem dos Advogados (OAB), em Alagoinhas, Maryella Gomes, e do presidente da seção Bahia, Luiz Viana, o deputado também discutiu a elevação da comarca e a reforma do Fórum Ezequiel Pondé.

Para tentar dar celeridade aos processos, um mutirão de audiências e sentenças será feito pelo Tribunal dentro de quinze dias. A medida tem caráter emergencial e vai ajudar a minimizar os problemas até a contratação de novos magistrados. O presidente informou que 90 novos juízes serão chamados para o judiciário baiano e devem começar a trabalhar a partir de outubro. Ele garantiu que irá fazer o possível para que dois magistrados sejam designados para Alagoinhas. Contando com 14 vagas nas varas e órgãos do judiciário local, a cidade tem atualmente apenas dois juízes. A situação é deficitária em todo o Estado, considerando a necessidade imediata de efetivação de cerca de 300 novos magistrados.

Entrância Final

Joseildo entregou ao presidente um documento relatando que Alagoinhas tem as prerrogativas para elevação da comarca de “entrância intermediária” para “entrância final”. As vantagens poderão ser notadas na rapidez e na eficiência da apreciação dos processos. Alagoinhas possui uma extensão territorial maior que a da capital baiana, está entre as dez cidades mais populosas do Estado, com população estimada em mais de 143 mil habitantes. Para conseguir esta mudança atualmente são levados em consideração requisitos como a extensão territorial, número de habitantes, o número de eleitores, a receita tributária e o movimento forense.

Sobre Carlos Augusto 9665 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).