Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 22 de agosto de 2013

Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho preocupado com o território de Feira de Santana.
Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho preocupado com o território de Feira de Santana.
A simpática figura de Conceição Aranha.
A simpática figura de Conceição Aranha.
Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho preocupado com o território de Feira de Santana.
Prefeito Jose Ronaldo de Carvalho preocupado com o território de Feira de Santana.

O governo e a Expofeira

Feira de Santana sedia, entre os dias 1º e 08 de setembro, a 38ª Exposição Agropecuária (Expofeira 2013), cujos organizadores estimam receber público igual ou superior a 240 mil pessoas de várias regiões do Estado. Por entender a importância cultural e econômica deste evento, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, reuniu-se com o secretário Estadual da Agricultura, Eduardo Salles; o secretário desta pasta em Feira, Ozeny Moraes; e o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, na tarde da segunda-feira, 19.

Mesmo com as dificuldades do ponto de vista do orçamento enfrentadas pelo Estado, na pauta da reunião, apoio para a realização da segunda maior feira de exposições da Bahia,  no Parque de Exposição João Martins da Silva. O secretário Eduardo Salles e o deputado Zé Neto garantiram empenhos para a realização da Expofeira e cobraram apoio do secretário Ozeny Moraes para a assinatura, pelo município de Feira de Santana, de convênio do Programa Leite Bahia – cujo objetivo é aumentar a produtividade de leite por vaca ordenhada no Estado. Assim será possível realizar contratação do Programa Balde Cheio, que visa mudar a realidade da cadeia produtiva do leite neste momento de retomada da pecuária leiteira.

Postos autuados

Trinta e um postos de revendedores de combustíveis de Feira de Santana foram fiscalizados no final de semana (16 e 17) durante uma operação  de Combate à Comercialização Irregular de Combustíveis no Estado da Bahia. Durante a fiscalização, 25 postos foram autuados por infrações. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), deste total, cinco postos revendedores foram autuados pela infração conhecida como bomba baixa (quando o combustível colocado no veículo é inferior ao total mostrado na bomba), quatro revendedores por bombas de abastecimento por vazamento nas bombas, dois por terem o lacre do Inmetro rompido, dois por não terem o equipamento de análise de combustível completo, dois por estarem sem o balde aferidor, nove por estarem comercializando lubrificantes e outros produtos automotivos vencidos e um por estar vendendo GLP sem as medidas de segurança exigidas. A força-tarefa formada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Ministério Público do Estado da Bahia e pelo Procon de Feira de Santana.

 Feira versus S. Gonçalo

A definição a quem pertence várias áreas entre os municípios de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos deverá ser conhecida em 60 dias, após levantamento que será feito por comissões de técnicos das duas prefeituras e da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos Sociais da Bahia). O evento contou com a presença do diretor da SEI, Geraldo Reis, dos deputados estaduais, José Neto e Carlos Geílson, do prefeito José Ronaldo de Carvalho e de prefeitos de várias cidades da Bahia. O diretor da Superintendência de Estudos Econômicos Sociais da Bahia, Geraldo Reis, informou que a equipe da SEI vai montar um cronograma de trabalho com os técnicos das prefeituras de Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos para averiguar por onde vai começar o trabalho. Ele informou que o trabalho de levantamento e de definição de áreas territoriais já foi realizado em 321 municípios da Bahia, o que equivale a 77% do território do estado.

 Proibido

A Prefeitura de Feira colocou placas com os dizeres ‘Proibido Ambulantes’ defronte às lojas C&A e Marisa na Avenida Senhor dos Passos, no Centro da cidade. As placas fazem parte da estratégia do chamado ‘Pacto da Feira’ para retirar os ambulantes do centro do comércio feirense, oriundo do governo municipal.

Jornalista denuncia

O jornalista Carlos Augusto encaminhou ao Ministério Público do Estado da Bahia denúncia contra o secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM), Roberto Luiz da Silva Tourinho e o procurador geral do município, Carlos Lucena, por sonegar informações e documentos de interesse público e desrespeitarem a Lei de Acesso a Informação (Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011). Além das denúncias contra os servidores, o jornal de sua propriedade Grande Bahia também encaminhou notificação ao Conselho Superior do Ministério Público.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3133 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]