Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de agosto de 2013

O cardiologista André Almeida que presidiu a XXI Jornada de Cardiologia de Feira de Santana, no final de semana.
O cardiologista André Almeida que presidiu a XXI Jornada de Cardiologia de Feira de Santana, no final de semana.
O cardiologista André Almeida  que presidiu a XXI Jornada de Cardiologia de Feira de Santana, no final de semana.
O cardiologista André Almeida que presidiu a XXI Jornada de Cardiologia de Feira de Santana, no final de semana.
A secretária municipal de Saúde Denise Mascarenhas foi ouvir o secretario estadual Jorge Solla sobre o HDPA.
A secretária municipal de Saúde Denise Mascarenhas foi ouvir o secretario estadual Jorge Solla sobre o HDPA.

HDPA terá  PS

O Governo do Estado, o Município de Feira de Santana e o Hospital Dom Pedro de Alcântara,  estão a um passo do entendimento quanto à reabertura do pronto-socorro de forma plena e que funcione, como deve ser, o atendimento em obstetrícia nesta unidade de saúde. Para garantir a manutenção destes serviços prestados pelo HDPA, o secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, e o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, promoveram, na sexta-feira,9, mais um encontro para tratar do tema.

A secretária municipal da Saúde, Denise Mascarenhas; a representante do Ministério Público Estadual em Feira de Santana, Lucélia Silva Araújo Lopes; a vice-diretora da Santa Casa, Zênia Araújo; o diretor da Unidade de Oncologia, José Antônio Barbosa; a representante da Unidade de Cardiologia do HDPA, Ana Cláudia; além do superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs/Sesab), Andrés Alonso Filho, e técnicos da Sesab participaram da reunião.

A fala de Solla

O secretário Jorge Solla relembrou que, desde 2007, os governos do Estado e Federal não têm medido esforços em ajudar ao HDPA na ampliação de serviços já existentes e abertura de novos serviços, a exemplo da fisioterapia, cardiologia, radioterapia e atendimento via Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia (Planserv), por exemplo. O Estado e o governo federal já trabalham para que, em breve, o hospital passe a realizar transplante de rins e de córneas e receba mais um acelerador linear de última geração para tratamento de câncer. Entretanto, ele voltou a frisar que o HDPA “não pode ser apenas um hospital especializado em oncologia e cardiologia, o que prejudicaria, sobremaneira, a população”.

Atmosfera inaugurado

Bastante concorrida a inauguração quinta feira ultima, do novo e sofisticado Hotel  Atmosfera, na badalada rua São Domingos, durante uma recepção à noite, captaneada pelo empresário Marcelo Alexandrino. O novo complexo hoteleiro é constituido de mais de uma centena de apartamentos standard , luxo e suites, restaurante, bar, academia  fitness, sauna, piscina,  salão de eventos, trinta lojas comerciais compondo um mall e escritorios.  É na atualidade o único quatro estrelas superior do interior baiano.

Inscrições para oficineiros

A Universidade Estadual de Feira de Santana  inscreve para seleção de oficineiros do Centro Universitário de Cultura e Arte, quando são oferecidas duas vagas, uma para oficina de violoncelo e outra para regente do Coral do Cuca. A inscrição deve ser feita até hoje,  das 8 às 12h e das 14 às 17h, no Cuca,  em Feira de Santana.

Jornada de Cardiologia

 Dispor cada vez mais de médicos cardiologistas em Feira de Santana. Essa é a expectativa dos profissionais da área com a implantação de uma residência de cardiologia no município, dentro em breve. O assunto foi abordado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Feira de Santana (SBC-FS), André Almeida, durante a abertura da XXI Jornada de Cardiologia de Feira de Santana, na manhã de sexta-feira, 9. A jornada discutiu temas como hipertensão arterial sistêmica, revascularização miocárdica, arritmia, insuficiência cardíaca, métodos complementares em cardiologia, entre outros. “Estamos reunindo um grupo de palestrantes com reconhecido saber e currículo respeitado no Brasil e no mundo, como Dr. Gilson Feitosa, Dr. Nilzo Ribeiro, Dr. Ricardo Eloy, Dr. José Carlos Brito, além de cardiologistas importantes que atuam em Feira de Santana e em diversas regiões do estado”, informou o presidente.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3072 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]