Bancada pedirá intervenção do ministro da Justiça nos conflitos em Buerarema

Deputado Daniel Almeida - juiz federal João Paulo Piropo e deputado federal Félix Junior
Deputado Daniel Almeida, juiz federal João Paulo Piropo e deputado federal Félix Junior.
Deputado Daniel Almeida - juiz federal João Paulo Piropo e deputado federal Félix Junior
Deputado Daniel Almeida, juiz federal João Paulo Piropo e deputado federal Félix Junior.

Os 39 deputados que integram a bancada federal da Bahia pedirão ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, que intervenha nos conflitos por disputa de terra que ocorrem há cerca de uma semana em Buerarema (a 450 quilômetros de Salvador).

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (26/08/2013), em reunião do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) e do coordenador da bancada, deputado Daniel Almeida (PCdoB) com o juiz federal João Paulo Piropo, que representou o diretor do Foro da Sessão Judiciária da Bahia, juiz federal Ávio Mozar de Novaes.

De acordo com os deputados, a intervenção do Ministério da Justiça é necessária para acelerar o processo de demarcação das terras reivindicadas pelos índios e garantir uma indenização justa aos agricultores que perderão suas propriedades.

“O que se busca é uma solução pacífica e satisfatória para índios e agricultores, a exemplo da que se obteve recentemente na Terra Indígena Buriti no município de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul”, explicou o juiz João Paulo Piropo.

De acordo com Félix Júnior e Daniel Almeida, a bancada baiana deve se reunir ainda esta semana com o ministro Eduardo Cardoso e formalizar o pedido.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9607 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).