AFS Intercultura Brasil e BP oferecem 12 bolsas de intercâmbio nos EUA para estudantes da Bahia e Sergipe

Bolsista Caio Britto em Chicago.
Bolsista Caio Britto em Chicago.
Bolsista Caio Britto em Chicago.
Bolsista Caio Britto em Chicago.

A organização não-governamental AFS Intercultura Brasil e a empresa petrolífera BP abrem seleção para o projeto Global Citizens of Tomorrow, que vai oferecer 12 bolsas integrais de intercâmbio nos Estados Unidos para alunos de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares. Estudantes da Bahia e Sergipe concorrem a uma bolsa. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 2 de setembro, e se estendem até 14 de outubro no site www.afsbolsasusa.org.br. Os selecionados têm embarque previsto para agosto de 2014.

Este mês, os estudantes baianos Caio Brito e Flavia Polvora embarcaram para os Estados Unidos pelo projeto. Ambos são alunos do IF-BA, dos campi Salvador e Eunápolis. Leia abaixo depoimentos dos dois bolsistas sobre a seleção e as primeiras impressões do intercâmbio.

Pré-requisitos

Para participar da seleção, o candidato deve ter nascido entre 1/04/1996 e 1/08/1999, ter renda familiar de até seis salários mínimos e estar cursando os dois primeiros anos do ensino médio em escola pública ou ser bolsista integral de escola particular.

Além disso, o candidato deve apresentar excelente desempenho escolar (com notas acima de 8 ou B+), não pode ter sido reprovado em nenhuma série e deve possuir nível de inglês intermediário ou avançado (será realizada uma prova de proficiência em inglês na etapa regional de seleção).

No momento da inscrição o candidato deve estar preparado para realizar uma prova online com questões de matemática e inglês, além de uma redação em inglês. No site www.afsbolsasusa.org.br o candidato também encontra todas as informações sobre as fases e critérios de seleção da primeira etapa. Já os detalhes da etapa regional serão publicados no endereço www.regiaoaxe.wordpress.com.

A parceria entre o AFS e a BP foi firmada ano passado e até 2016 vai oferecer um total de 50 bolsas de estudo. Vinte bolsistas já foram contemplados e mais 12 serão selecionados em 2013 para embarcarem em agosto de 2014.

Contato

Mais informações: www.afsbolsasusa.org.br e www.regiaoaxe.wordpress.com

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9301 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).