A ética no Mundo dos Negócios

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.
Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.

A T.I. – Teoria da Informação – trouxe para o mundo contemporâneo, um conjunto de possibilidades e inovações incomensurável. Passou a ser uma ferramenta de gestão indispensável em qualquer Organização moderna. Segundo Trapscott – escritor, pesquisador e palestrante canadense – “esta nova realidade provoca uma reorganização intensa na sociedade, gerando modificações nas organizações”.

Esta nova ferramenta – Tecnologia – acelerou a Globalização principalmente do Mundo dos Negócios, tornando fundamental a criação de um Código de Ética para disciplinar e normatizar as ações no Mercado Globalizado, assim como a conduta dos seus participantes.

É imprescindível que os envolvidos nos diversos segmentos do mercado ou do Mundo dos Negócios como um todo, ajam com integridade, sejam dignos, exerçam o profissionalismo, procurando sempre aprimorar e agregar valores à prestação de serviços e a qualidade dos produtos oferecidos pela Organização

A palavra ética é originária do grego “ethos”, que significa “modo de ser” e mesmo em épocas de capitalismo selvagem a ética deve prevalecer. A ética não é uma lei, mas as leis têm como princípios básicos a ética. No mundo dos negócios, geralmente boa parte das empresas defendem a ética em suas relações comerciais com fornecedores, colaboradores e seus clientes, mas, por outro lado, infelizmente existem Organizações que abrem mão do que é considerado ético, em função de uma palavra cada dia mais usada, ou seja: “resultados”. Para este grupo, pelo resultado vale tudo.

No atual momento em que ocorrem no País vários movimentos em prol de “mudanças”, não é possível nos isolarmos do “conceito ética” e passarmos a ignorarmos este conjunto de princípios em nossas vidas, tanto no âmbito profissional como pessoal e, principalmente, no Mundo dos Negócios. Portanto, não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você.

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.