Vaticano quer proclamar João Paulo II e João XXIII santos

Imagem de João Paulo II. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciou que os papas João Paulo II, que morreu em 2005, e João XXIII, morto em 1963, serão proclamados santos até o fim do ano.
Imagem de João Paulo II. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciou que os papas João Paulo II, que morreu em 2005, e João XXIII, morto em 1963, serão proclamados santos até o fim do ano.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciou hoje (05/07/2013) que os papas João Paulo II, que morreu em 2005, e João XXIII, morto em 1963, serão proclamados santos até o fim do ano. A data exata não foi divulgada por ele. O papa Francisco reconheceu milagres atribuídos a João Paulo II, cujo nome de batismo era Karol Wojtyla (1920-2005), e a João XXIII, nascido Angelo Roncalli (1881-1963).

Francisco convocou um consistório, que é a assembleia de cardeais presidida por ele, para discutir o processo de canonização de João Paulo II, beatificado por Bento XVI em 2011, e de João XXIII – declarado beato por João Paulo II.

Na manhã de hoje Francisco se encontrou com Bento XVI nos jardins do Vaticano. No encontro, Francisco mostrou as novas imagens de São José e São Miguel Arcanjo, que serão colocadas na Cidade do Vaticano. Bento XVI elogiou o projeto. Os dois papas se abraçaram e conversaram por alguns minutos.

Sobre Carlos Augusto 9459 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).