PSB Bahia debate manifestações de rua e reforma política com participação popular

Deputada Luiza Erudina (PSB/SP) participa dos debates.
Deputada Luiza Erudina (PSB/SP) participa dos debates.
Deputada Luiza Erudina (PSB/SP) participa dos debates.
Deputada Luiza Erudina (PSB/SP) participa dos debates.

Avaliar, do ponto de vista político, as manifestações realizadas em várias capitais do Brasil e iniciadas com as passeatas que reivindicaram a redução das passagens de ônibus, encabeçada pelo Movimento Passe Livre, é a proposta do seminário “As Manifestações de Rua e a Reforma Política com Participação Popular”, que será realizado neste sábado (13/07/2013), a partir das 9h, no Hotel Sol Vitória Marina, no Corredor da Vitória, em Salvador.

O encontro será mediado pela presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata e terá como debatedores o cientista político Fabiano Santos, professor/pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-UERJ) e a coordenadora da Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular, deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP). Walter Altino, integrante do Movimento Passe Livre em Salvador, também confirmou participação no evento. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até a sexta-feira (12), pelo e-mail seminário.psbbahia@gmail.com.

De acordo com a senadora Lídice da Mata, o PSB sempre estabeleceu o diálogo com os movimentos sociais e defende boa parte da pauta de reivindicações dos manifestantes que ocupam as ruas de Salvador e de outras capitais do País. “A gente não pode endeusar as manifestações e nem desprezá-las. Negar o conteúdo novo das manifestações é um absurdo porque as ruas não estão deixando de reconhecer os últimos 10 anos de conquistas. O povo quer mais”, destaca a senadora.

Emenda – Aprovada no último dia 25 de junho pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara, a Proposta de Emenda Constitucional PEC-90/2011, da deputada federal Luiza Erundina, tem por objetivo incluir o transporte público entre os direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal, no seu art. 6º, assim como o direito à saúde, à educação, ao trabalho, a segurança pública, entre outros direitos sociais.

“O Estado e os Governos serão obrigados a adotar políticas públicas, a destinar recursos e a fazer investimentos, de modo a atender a esse direito social, que, por sinal, é um serviço público”explica Erundina, que exerce o quarto mandato na Câmara dos Deputados e foi prefeita de São Paulo de 1989 a 1993.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9743 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).