Prefeitura de Feira de Santana publica editais de licitação para coleta de lixo e projeto do BRT

Prefeitura de Feira de Santana publica editais. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Prefeitura de Feira de Santana publica editais. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

O edital de contratação da empresa para execução, em caráter contínuo, dos serviços públicos essenciais de manutenção, conservação e limpeza urbana do município de Feira de Santana, por um período de cinco anos, foi publicado neste sábado (29/06/2013), em jornal de circulação local. O certame será realizado no dia 5 de agosto, às 14h, no Salão de Licitações.

Desde o inicio do ano o serviço de limpeza pública vem sendo executado pela empresa Jotagê Engenharia, contratada em caráter emergencial por um período de seis meses.

Diariamente, as residências de Feira de Santana produzem cerca de 500 toneladas de lixo. Todo material é levado para o Aterro Sanitário, localizado no bairro Nova Esperança, onde é descartado adequadamente.

Edital para contratação de empresa responsável pela elaboração do projeto do BRT é lançado

A Prefeitura de Feira de Santana publicou neste sábado, 29, o edital de licitação visando a contratação de empresa de engenharia e consultoria para elaboração do projeto operacional, ante-projeto e projeto executivo do Sistema BRT (Transporte Rápido de Ônibus). O certame, na modalidade concorrência pública, será realizado no dia 21 de agosto, às 8h30, no Salão de Licitações.

No mês de junho foi aprovado pela Caixa Econômica Federal o financiamento para execução do projeto de implantação do Sistema BRT, que envolverá recursos da ordem R$ 90 milhões, a serem pagos em 20 anos após o prazo de carência, que é de 35 meses.

No último dia 20 foi sancionada a Lei Municipal 3.387, de 18 de junho de 2013, que autoriza o Poder Executivo a contratar o empréstimo.

BRT

O sistema constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. O BRT é mais viável financeiramente que um sistema de metrô, mas com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT).

A proposta do município foi inserida no mês de março no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), eixo Mobilidade Médias Cidades, no âmbito do Programa de Implantação de Transportes e de Viabilidade Urbana (Pró-Transporte), com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), através da Caixa Econômica Federal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9607 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).