População vai às ruas de Feira de Santana e prestigia a edição 2013 do ‘Bando Anunciador’

Cenas do Bando Anunciador 2013
Cenas do Bando Anunciador 2013.
Cenas do Bando Anunciador 2013
Cenas do Bando Anunciador 2013.

O Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana voltou às ruas centrais de Feira de Santana no domingo (07/07/2013) com a força e participação que superaram as edições realizadas desde 2007, ano em que a Uefs deu início ao resgate deste que é um dos mais tradicionais eventos populares da região. Grupos de diversas localidades marcaram presença nos seus respectivos bandos, até mesmo obrigando a ampliação do roteiro do desfile praticado até o ano passado.

Depois da concentração na praça da Catedral, a Matriz, e no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), local em que os participantes foram acolhidos para aquecimento, o desfile teve início nas primeiras horas da manhã, primeiro em direção à praça Eduardo Fróes da Motta, pelas ruas Conselheiro Franco e Tertuliano Carneiro. Depois, ao invés de retornar pelo mesmo local em direção à rua Marechal Deodoro e ao Beco do Mocó, considerado o clímax do cortejo, o grande numero de participantes levou o desfile à praça do Nordestino e à avenida Senhor dos Passos, para só então se dirigir à Marechal Deodoro.

Terminado o percurso e já de volta ao Cuca, os bandos, como nos anos anteriores, se concentraram em torno da capela da Catedral para as mais variadas apresentações e performances.

O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, acredita que o envolvimento da comunidade demonstrado a cada ano fará com que a Universidade ganhe cada vez mais parceiros para a organização do evento. Ele salientou que existia uma demanda reprimida pela volta da festa, extinta de forma unilateral, sem consulta popular. “Isto é demonstrado, de forma impressionante, como a festa atrai pessoas de todos os segmentos da sociedade”. Desta forma, afirmou Barreto, a Uefs cumpre uma das suas funções, de resgate e manutenção da cultura regional através da proposta da extensão.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9377 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).