Festejos de Senhora Sant’Ana reúne políticos e comunidade de Feira de Santana

As comemorações pelo Dia de Senhora Sant’Ana começaram logo no início da manhã desta sexta-feira (26/07/2013).
As comemorações pelo Dia de Senhora Sant’Ana começaram logo no início da manhã desta sexta-feira (26/07/2013).
As comemorações pelo Dia de Senhora Sant’Ana começaram logo no início da manhã desta sexta-feira (26/07/2013).
As comemorações pelo Dia de Senhora Sant’Ana começaram logo no início da manhã desta sexta-feira (26/07/2013).

As comemorações pelo Dia de Senhora Sant’Ana começaram logo no início da manhã desta sexta-feira (26/07/2013). Com o tema central “A fé, chamado de Deus e resposta dos homens”, a Arquidiocese de Feira de Santana realizou a tradicional alvorada festiva e logo em seguida uma missa, presidida pelo monsenhor José Nery, na Igreja da Matriz. Às 10h, centenas de fieis lotaram o templo para acompanhar a missa solene de celebração eucarística presidida por Dom Itamar Vian.

Durante a homilia, o arcebispo metropolitano falou da passagem peregrina do Papa Francisco pelo País, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A alegria do cristão, a atitude de conservar a esperança, a importância do acolhimento, a necessidade de ser solidário e o combate à corrupção são, segundo Itamar, as cinco principais mensagens do pontífice desde a sua chegada. Ao final da celebração, o arcebispo apresentou a benção apostólica do Papa Francisco, enviada aos fieis da catedral em ocasião da celebração pelo dia da padroeira, Senhora Sant’Ana.

Alegria, esperança, acolhimento, solidariedade e combate a corrupção são, segundo Dom Itamar, os principais apelos feitos por Francisco à comunidade católica, desde que chegou ao Rio de Janeiro para participar da jornada Mundial da Juventude. “Que essa festa de Sant’Ana seja para nós um momento de ouvirmos os pedidos que do papa”, ressaltou. Ao final da celebração, o arcebispo expôs a benção apostólica do papa enviada aos fiéis da paróquia de Sant’Ana.

Procissão

A procissão de Senhora Sant’Ana tomou conta das ruas de Feira e reuniu milhares de fieis na tarde desta sexta-feira. Nem a chuva que caía na cidade afastou os devotos do cortejo, que contou com diversas imagens sacras das paróquias da Arquidiocese local.

Na oportunidade, Zé Neto falou sobre a grata satisfação em ter participado dos festejos que marcam a sua vida desde a infância e são um momento especial de fé e reflexão, fortalecendo a fé cristã. “Mais uma vez, uma grande procissão de fé tomou as ruas de Feira de Santana. Um festejo que marca a cidade e move os feirenses em fé, alegria e motivação. Eu fiz a minha primeira comunhão na Igreja da Matriz, minha crisma foi nesta igreja, cheguei a ser coroinha por algum tempo de Padre Galvão, e também casei na Matriz. Fica aqui a minha alegria de poder participar, como há muitos e muitos anos faço, deste instante de fé, convicção e tradição da nossa terra querida, Feira de Santana”, afirmou.

Ao longo de todo o percurso, a Senhora Sant’Ana foi saudada pelos fieis com aplausos e cânticos religiosos. No retorno à Igreja da Matriz ao final da procissão, foi realizada a benção do Santíssimo Sacramento e pregação de Dom Itamar Vian, seguida de show pirotécnico. Também houve a apresentação da equipe que irá compor a comissão organizadora da festa de 2014.

Origem da Festa de Sant’Ana

Senhora Sant’Ana e o seu esposo São Joaquim são aqueles que na história da Salvação deviam ser os agentes para gerar a obra-prima da graça divina que foi Maria Santíssima. O Dia dos Avôs é celebrado no dia 26 de julho porque, no contexto religioso, Nossa Senhora Sant’Ana é a avó de Jesus. Sant’Ana recebe um culto especial entre os santos, pois colaborou com o plano de Deus ao educar sua filha, na obra do Espírito Santo, para fazer frutificar os dons maravilhosos postos por Ele na alma da futura Mãe do Senhor.

Foi no seu ventre que Deus predestinou Maria a tornar-se a Mãe do seu Filho, salvação dos pecadores. A Festa de Sant’Ana é comemorada de 17 a 25 de julho com o Novenário e dia 26 de julho com a Festa e Procissão. Sendo padroeira de nosso município, este louvor de Sant’Ana é mais do que a festa de uma paróquia, reunindo todos em uma grande celebração de fé e gratidão por Ela.

Oração de Senhora Sant’Ana

“Mãe da Mãe de Jesus, ó Sant’Ana, que recebestes de Deus a bênção prometida a todos os povos, abençoai as nossas famílias, fortalecei o laço de amor que as une e dai-lhes a graça de crescerem na fé, no perdão e na oração. Livrai-nos, ó gloriosa Sant’Ana, de todos os males e guiai os nossos passos para sempre percorrermos os caminhos do Senhor e vivermos as lições que o evangelho nos ensina. A Vós, ó Senhora, confiamos a grande família que é a nossa Arquidiocese de Feira de Santana. Ajudai-nos a caminhar unidos, porque somos todos irmãos. Amém!”

Políticos prestigiam

Diversos políticos participaram de ato religioso, a exemplo do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), o vice, Luciano Ribeiro (PMDB), senador João Durval Carneiro e seu suplente Zé Chico, ambos do PDT, além do deputado federal Colbert Martins (PMDB), estadual José Neto (PT) e o chefe de Gabinete municipal, Mário Borges.

Fiéis lotam Igreja da Matriz durante celebração pela padroeira de Feira.
Fiéis lotam Igreja da Matriz durante celebração pela padroeira de Feira.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110926 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]