Maria, Mãe de Jesus. Seminário do Instituto Ecumênico Fé e Política

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

Amigos,

Acompanhem com atenção e interesse essa experiência que vem de lá, do longínquo Estado do Acre: denominações religiosas se reunindo para a convivência pacífica e harmoniosa, inclusive influenciando políticas públicas no campo educacional e da segurança pública, com a participação na elaboração do projeto de ensino religioso nas escolas – com a divulgação da Cartilha de Diversidade Religiosa – e política antidrogas do Acre.

Esses eventos são motivados pela persistente atuação do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre, entidade de direito privado, suprapartidária e interdenominacional comprometida com a Justiça Social e o respeito à Diversidade Cultural e Religiosa, muito bem coordenado pelo pacífico irmão amigo Manoel Pacífico.

O Instituto Ecumênico está à disposição de igrejas, escolas, universidades e demais setores interessados na construção de uma sociedade mais fraterna e solidária fundada nos princípios espirituais de justiça social e de fraternidade.

O IEFP realiza mensalmente Seminários ecumênicos para “um aprendizado coletivo da convivência respeitosa e harmoniosa entre grupos diferentes que têm profundo respeito pela experiência do Sagrado de cada uma das tradições espirituais” – nos dizeres de Manoel Pacífico.

No dia 29 de junho de 2013 foi realizado o Seminário intitulado “Maria, Mãe de Jesus”, apresentado da segunte maneira: “o que as Escrituras Sagradas dizem sobre Maria, Mãe de Jesus? E o que dizem as nossas diferentes tradições espirituais sobre essa mulher tão especial?”

Nos Seminários promovidos pelo Instituto Ecumênico Fé e Política os debates e a divergência das idéias acontece sem agressões e de forma civilizada.

Palestraram as seguintes personalidades: Mãe Raimunda, da Umbanda; Prof. Juarez Duarte Bomfim, do Centro Espiríta e Culto de Oração “Casa de Jesus – Fonte de Luz”; Pastor Cid Mauro da Igreja Evangélica Congregacional; a sra. Sídia Maria, da Federação Espírita do Acre: Sanderson Moura do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e Frei Alessio, sacerdote católico.

Este seminário aconteceu na manhã de sábado, 29 de junho de 2013, no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco-Acre, com a ilustre presença do Padre Massimo Lombardi, entre outros.

No Seminário “Maria, Mãe de Jesus, este que vos escreve, o sociólogo Juarez Duarte Bomfim, apresentou resumidamente a Doutrina ayahuasqueira de Mestre Daniel Pereira de Mattos, o Frei Daniel.

Em um próximo Artigo, transmitirei o conteúdo exposto nesta minha Palestra. Até mais.

Sobre Juarez Duarte Bomfim 741 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]