Mãe Carmen do Gantuá recebe Prêmio da Câmara Municipal de Salvador

Juarez Duarte Bomfim.
Juarez Duarte Bomfim.

No próximo dia 26 de julho de 2013, sexta-feira, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Salvador, como parte das comemorações do Dia Municipal da Mulher Negra, realizará a entrega do Prêmio Maria Felipa 2013 a 10 personalidades, tendo como tema “Matriarcas no combate à intolerância religiosa”.

A Vereadora Fabíola Mansur, integrante desta Comissão, indicou Mãe Carmen Oliveira da Silva – Iyalorixá do Gantois – como uma das matriarcas para receber o prêmio, por se tratar de uma representação feminina de grande destaque na luta pela igualdade racial, principalmente em relação aos espaços sagrados do candomblé na Bahia.

Em sua quarta edição, o evento acontecerá às 19h, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador. Na oportunidade, a Comissão comemora, também, a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]