Em Feira de Santana, seminário debateu Juventude Rural

Em Feira de Santana, Seminário debate Juventude Rural.
Em Feira de Santana, Seminário debate Juventude Rural.

 

Em Feira de Santana, Seminário debate Juventude Rural.
Em Feira de Santana, Seminário debate Juventude Rural.

Nos dias 19 e 20 de julho de 2013, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana realizou o Seminário da Juventude Rural, no qual jovens da zona rural acompanharam palestras e discutiram o tema “Educação no campo”. A intenção do encontro era preparar uma carta, destinada aos governos municipal e estadual, contendo os principais anseios dos jovens que ainda moram no campo.

A ideia era discutir as oportunidades, através da educação, que possam ser oferecidas aos jovens para que eles permaneçam no campo, evitando o êxodo rural. Ivânia Pereira, jovem trabalhadora rural e moradora da comunidade de Lagoa Salgada, acredita que os jovens precisam de mais cursos profissionalizantes para que o campo seja uma alternativa à zona urbana. “A cidade tem mais atrativos, principalmente a tecnologia, e isso acaba afastando os jovens da roça”, diagnosticou.

No primeiro dia, os jovens assistiram a três palestras, uma delas proferida pelo padre Cristiano Fachine, que entre outros temas, discutiu a Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no Rio de Janeiro.

O presidente do Sindicato, José Ferreira Sales, mais conhecido como Zé Grande, falou sobre a importância de discutir a educação com a Juventude Rural. Segundo ele, o grande mérito do evento está em estabelecer o diálogo diretamente com os jovens e saber deles quais são as alternativas que o Município e o Estado podem adotar para melhorar a dignidade no campo. “Estamos fortalecendo aqui também a discussão sobre a Agricultura Familiar”, reforçou.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9394 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).