Em Feira de Santana, CUCA realiza debate e escolhe a Rainha do Bando Anunciador

Bando Anunciador regressa as ruas de Feira de Santana.
Bando Anunciador regressa as ruas de Feira de Santana.
Bando Anunciador regressa as ruas de Feira de Santana.
Bando Anunciador regressa as ruas de Feira de Santana.

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão vinculado à Uefs, realiza nesta quinta-feira (04/07/2013), a partir das 19h, mesa-redonda sobre o tema Bando Anunciador: Festa, Memória, Musicalidade. Participam Diêgo Carvalho Correia, professor da Uefs, Greice Moreira Morais, pesquisadora, e Everaldo dos Olhos D’água, membro de comunidade de Feira de Santana que vivenciou os tempos áureos do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana.

Após a mesa-redonda haverá desfile e escolha da Rainha do Bando 2013. A banca de jurados será composta por seis membros da comunidade. As atividades serão desenvolvidas no Teatro do Cuca, localizado na rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana, BA.

Desfile domingo 

Venha só, ou em bando! Com este lema, e com muita alegria e animação, o Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana voltas às ruas de Feira de Santana domingo (7), com saída prevista para as 7h do Cuca. Como acontece a cada ano, a expectativa é de recorde de público e de bandos proveniente de diversos bairros de Feira de Santana e até de municípios vizinhos, nos moldes da festa tradicional e histórica festa do passado.

 O Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana foi executado pela primeira vez em 2007 numa iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O objetivo foi resgatar uma das principais festas populares que, durante décadas, atraiu milhares de pessoas ocupando as largas ruas centrais de Feira de Santana com cortejos diversificados. Era a parte profana que antecipava as comemorações e homenagens a Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana. Em 1987, a festa foi extinta pela Igreja Católica.

Sobre Carlos Augusto 9463 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).