Coluna de Antônio José Larangeira de 8 de julho de 2013

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

Associação Comercial vai discutir projeto

Diante de projeto aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de Feira de Santana, estabelecendo limites de imoveis na àrea delimitada pelo anel de contorno rodoviário que circunda a cidade, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Armando Sampaio, entendendo de que a iniciativa depende de estudos detalhados e respaldo técnico de profissionais urbanistas e da classe do setor imobiliário, resolveu programar para o dia 10 próximo, quarta feira, uma Mesa Redonda.

Na sede da instituição, para discutir o assunto e definir providencias a serem adotadas, firmando o propósito não beligerante da discussão, mas contribuir com o poder publico na adoção de medidas não prejudiciais ao desenvolvimento da cidade e em defesa dos interesses legitimos da comunidade. Estão sendo convidados dirigentes de todas as classes produtoras, representantes da Uefs, engenheiros e arquitetos, assim como todos os segmentos do municipio.

35º.BI

O 35º Batalhão de Infantaria (BI) – Batalhão Luiz Barbalho Bezerra completou 45 anos de fundação em Feira de Santana na sexta-feira,5. Para celebrar a data, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) apresentou uma Moção de Congratulações na Assembleia Legislativa (AL). O documento foi inserido na ata dos trabalhos da Casa. Em 1967 foi lançada a pedra fundamental do batalhão.

Fundado em 1968 e nominado de 35º BI, o quartel teve como primeiro comandante o Major de Infantaria José Ribeiro de Carvalho. O fato de o batalhão estar localizado no Polígono das Secas foi determinante para que ele ficasse conhecido por muitos anos também como o “Batalhão Sentinela do Sertão”. A denominação como “Luiz Barbalho Bezerra” veio em 1996, em homenagem ao resistente que, no século XVII, passou pela microrregião feirense com uma marcha para expulsar os holandeses da Bahia.

Centro de Convenções

Depois de passar por obstáculos encontrados por conta de atualizações técnicas realizadas no projeto original do Teatro do Centro de Convenções de Feira de Santana, na noite de quinta-feira,4, o cronograma para as próximas etapas da construção deste equipamento foi finalizado durante reunião entre o deputado estadual líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, representantes da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e técnicos da MRM Construtora LTDA, na Sedur, em Salvador.

Ficou definido que, a partir dos próximos 15 dias, novas estruturas metálicas já vão poder ser postas no teatro e as partes estruturais irão tomar forma definitiva. De acordo com Zé Neto, novembro deste ano e fevereiro do ano que vem são períodos possíveis para a entrega das obras. A construção do teatro é a segunda etapa das obras do Centro de Convenções de Feira, cujo investimento, pelo Governo do Estado, está estimado em aproximadamente R$ 12 milhões.

Seminário

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana promove nas próximas hoje e amanhã, o Seminário Interno de Extensão. O evento é aberto ao público com atividades desenvolvidas no Anfiteatro, localizado no módulo 2, campus universitário. Os trabalhos começam às 9h com conferência proferida pela professora doutora Ana Rita Santiago, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Os 109 alunos bolsistas da Instituição vão apresentar os trabalhos que desenvolvem nos respectivos projetos de extensão. Eles serão avaliados por professores do Comitê do Projeto Institucional de Bolsa Extensão e docentes convidados. As comunicações orais estão divididas pelos eixos temáticos Educação, Direitos Humanos e Meio Ambiente, Saúde, Cultura e Tecnologia.

Nova direção

Foi nomeada nova diretora do Instituto Estadual Gastão Guimarães, um dos mais tradicionais colégios de Feira de Santana, professora Alfreda Campos Xavier, esposa do comandante da PM em Feira, coronel Adelmário Xavier. Substitui o professor Marcos Pereira que há alguns anos exercia o cargo.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3033 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]