152 máquinas entregues a prefeituras vão beneficiar agropecuária baiana

152 máquinas entregues a prefeituras vão beneficiar agropecuária baiana.
152 máquinas entregues a prefeituras vão beneficiar agropecuária baiana.
152 máquinas entregues a prefeituras vão beneficiar agropecuária baiana.
152 máquinas entregues a prefeituras vão beneficiar agropecuária baiana.
Jaques Wagner: “Uma máquina desta representa muito trabalho pela frente. Este ano, com a economia apertada e a forte estiagem no semiárido, sei do sofrimento enfrentado por agricultores e prefeitos e creio que com esse incentivo dos governos estadual, federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o apoio de deputados federais e senadores que contribuíram com emendas parlamentares, a gente consiga minimizar esse sofrimento"
Jaques Wagner: “Uma máquina desta representa muito trabalho pela frente. Este ano, com a economia apertada e a forte estiagem no semiárido, sei do sofrimento enfrentado por agricultores e prefeitos e creio que com esse incentivo dos governos estadual, federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o apoio de deputados federais e senadores que contribuíram com emendas parlamentares, a gente consiga minimizar esse sofrimento”

“As máquinas são fundamentais para as comunidades rurais, vão ajudar as prefeituras a tratar das estradas vicinais, fazer limpeza de aguadas, cavar barreiros e tudo isso vai dar uma nova realidade para o interior da Bahia”, destacou o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, durante solenidade de entrega, pelo governo do Estado e pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), de 152 máquinas que serão utilizadas em ações de convivência com a seca. A entrega foi realizada no Parque de Exposições de Salvador, na manhã desta segunda-feira (29/07/2013), pelo governador Jaques Wagner.

A iniciativa faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), na Ação de Aquisição de Máquinas e Equipamentos para Recuperação de Estradas Vicinais. O investimento total é de R$ 105.213.212.00 e visa entregar 403 equipamentos, sendo 96 retroescavadeiras, 60 motoniveladoras Caterpillar, 53 caminhões pipa, 128 caminhões basculantes e 66 pás carregadeiras.  Participaram da solenidade prefeitos de diversos municípios baianos, secretários estaduais, secretários municipais de agricultura, deputados estaduais, federais, senadores e demais autoridades.

Com as 50 restroescavadeiras, 60 motoniveladoras e 42 pás-carregadeiras entregues nesta segunda-feira (29), as prefeituras poderão realizar obras de construção de aguadas e barragens, e implantação de estradas vicinais, beneficiando principalmente os pequenos agricultores.  “Essa iniciativa é benéfica para a agropecuária baiana, uma vez que permitirá a realização de melhorias para o homem do campo, seja na infraestrutura, ou em obras de captação de água”, disse Salles, informando que no dia 12 de agosto, durante o lançamento do Plano Safra em Salvador, haverá a entrega de mais 251 máquinas para outras prefeituras. Este ano já foram entregues outras 536 máquinas.

O governador da Bahia, Jaques Wagner disse que esta é uma etapa importante para contribuir com o trabalho das prefeituras dos municípios mais carentes. “Uma máquina desta representa muito trabalho pela frente. Este ano, com a economia apertada e a forte estiagem no semiárido, sei do sofrimento enfrentado por agricultores e prefeitos e creio que com esse incentivo dos governos estadual, federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o apoio de deputados federais e senadores que contribuíram com emendas parlamentares, a gente consiga minimizar esse sofrimento”, disse.

O representante do MDA, Ademar Almeida, destacou o papel fundamental do agricultor familiar na produção de alimentos para o mundo e disse que “um projeto para ser sustentável, tem que ser inclusivo e, por isso não pode deixar de fora os municípios”. Ele ainda afirmou que o Ministério tem tido um olhar diferenciado para o semiárido, e que pretende, até o final do ano, entregar para cada prefeitura, equipamentos para a melhoria no campo e convivência com a estiagem.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112723 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]