Prefeitura de Salvador publica decreto de carga e descarta e circulação de caminhões

Vista aérea da Cidade Baixa, região do Mercado Modelo, Salvador.
Vista aérea da Cidade Baixa, região do Mercado Modelo, Salvador.
Vista aérea da Cidade Baixa, região do Mercado Modelo, Salvador.
Vista aérea da Cidade Baixa, região do Mercado Modelo, Salvador.

As operações de carga e descarga em Salvador vão passar por mudanças. O Diário Oficial do Município publicou nesta quarta-feira (05/06/2013), um decreto estabelecendo as normas para esses procedimentos, assim como para a circulação de caminhões e tratores na capital baiana. Pelo decreto nº 23.975, assinado pelo prefeito ACM Neto, ficam proibidas operações de carga e descarga de bens e de mercadorias, nas Zonas de Restrição de Operação de Carga e Descarga (ZRCD), em estabelecimentos comerciais e de serviços nos seguintes dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h e antes das 14h, aos sábados.

Existem algumas exceções, entre elas operações de carga e descarga realizadas com automóveis e motocicletas, serviços de tratamento e abastecimento de água, assistência médica e hospitalar, coleta de lixo, entre outras.  Fica proibido também o trânsito de caminhões e tratores nas Áreas de Restrição a Circulação (ARC) do município, nos períodos compreendidos entre: 6h e 10h de segunda a sábado; 17h e 20h de segunda a sexta-feira; e 9h e 20h, aos sábados, domingos e feriados na orla de Salvador.

No prazo máximo de 30 dias, a contar da publicação do decreto, a Transalvador expedirá portarias definindo as Zonas de Restrição de Operação de Carga e Descarga (ZROCD) e Áreas com Restrição a Circulação (VRC), devendo revisá-las sempre que necessário.

Para Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador, o decreto publicado é necessário para disciplinar as operações de carga e descarga em Salvador. “Desde que assumimos temos tido a preocupação em melhorar a fluidez do trânsito e esse decreto vai ajudar a Transalvador a cumprir com esse objetivo”, destaca Fabrizzio.

Copa vai provocar novas alterações no trânsito em dias de jogos

A partir desta sexta-feira, dia 7, Salvador começa a receber a sinalização para a Copa das Confederações. Serão 41 placas e 200 banners com informação em português e inglês para orientar turistas e moradores que forem assistir aos jogos. A informação foi dada pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, durante coletiva para a imprensa na sede do órgão, nos Barris, nesta quarta-feira, dia 5. O secretário do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Isaac Edington, também participou da coletiva.

Eles responderam perguntas dos jornalistas sobre diversos aspectos envolvendo a mobilidade nos dias dos jogos da Copa das Confederações. Foi apresentado também o plano de operações para o evento, que terá algumas novidades.  Entre elas, uma linha de ônibus especial Shuttle Aeroporto – Campo Grande, via Stella Maris e orla, para hotéis localizados na Orla Marítima e Centro, entre os dias 8 de junho e 5 de julho, das 6h às 22h30. Em dias de jogo, eles vão circular de 6h às 23h com uma frequência de 30 minutos. A tarifa será R$ 20.

Segundo Fabrizzio Muller, nos dias de jogos, para evitar que as pessoas usem seus automóveis para acessar o estádio, foram criadas linhas especiais para portadores de ingresso, saindo do Aeroporto para a Arena Fonte Nova, via Avenida Paralela, operando em faixa exclusiva, 5h antes dos jogos e até 2h após a partida. Foram criados também serviços especiais de estacionamento, que vão custar R$ 20 para quem possui ingresso. Linhas de ônibus partirão de estacionamentos localizados no Comércio, Iguatemi e Av. Tancredo Neves em direção ao estádio.

Foi explicado também que em dias de jogo até mesmo os moradores com comprovante de residência serão impedidos de transitar com seus veículos se não tiverem credencial. Serão montados PVVs (Postos de Verificação de Veículos) nos acessos ao estádio com o pessoal da Transalvador, Guarda Municipal, Polícia Militar e representantes da FIFA. Os moradores terão restrição de retorno de veículos aos seus imóveis, entre 6h antes dos jogos e 1h após o final das partidas.

Em dias de jogo, no período das 7h até 1h após as partidas, serão interditados os seguintes logradouros:

– Av. Bonocô e Vale de Nazaré

– Av. Ogunjá ao Terminal  Aquidabã;

– Dique do Tororó;

– Av. Vasco da Gama, a partir do Viaduto JK;

– Ladeira Fonte das Pedras;

– Av. Joana Angélica: Praça da Piedade até a Praça Almeida Couto.

O superintendente Fabrizzio Muller finalizou lembrando que uma competição mundial acaba sempre trazendo alguns transtornos e a Fonte Nova, por estar no centro da cidade, exige uma operação complexa em relação ao trânsito. “Salvador está preparada para receber esse evento”, garantiu o superintendente.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111211 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]