Coluna de Antônio José Larangeira de 5 de junho de 2013

Faleceu o comendador Jonathas Telles de Carvalho
Faleceu o comendador Jonathas Telles de Carvalho

Faleceu Jonahas Carvalho

Faleceu na manhã de domingo último,2, sendo sepultado às 16 horas, após ser velado no Hospital D. Pedro Alcantara, aos 97 anos de idade, o comendador Jonathas Telles de Carvalho. Nascido em 30 de março de 1916, em Feira de Santana, deixa dois netos e é pai do médico anestesista Marcelo Souza Carvalho e do consgrado arquiteto Luís Humberto de Carvalho. Foi 60 anos integrante do Rotary Club de Feira de Santana e governador (1980-1981) do Distrito 455 do Rotary International. Pela sua atuação como rotariano foi homenageado pelo prefeito José Ronaldo, Sócio Honorário do Clube, dando nome à Escola Modelo que funciona no bairro Conceição.

Também é nome de rua, no bairro Santa Mônica e nomina a Fundação Jonathas Telles de Carvalho, que mantém o Centro de Apoio ao Deficiente Visual. Foi detentor da Comenda da Ordem de Albatroz com a Grã-Cruz Máxima, honraria outorgada pelo Museu Histórico Nacional, em abril de 1971, em solenidade no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, dirigida pelo então presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Ataíde. Trata-se de um título internacional já entregue a figuras como Oliveira Salazar, presidente de Portugal, almirante Augusto Rademaker, vice-presidente do Brasil, Paulo Pimental, governador do Paraná, empresário José Ermírio de Moraes, entre outros. Também é comendador da Ordem do Mérito de Feira de Santana. Informações do Blog Demais, editado pelo jornalista Dimas Oliveira, que também é rotariano.

O valor do super da Caixa

Pelos os altos investimentos do Governo Federal em Feira de Santana através da Caixa Econômica Federal, em especial no programa Minha Casa Minha Vida, o seu superintendente regional José Raymundo Cordeiro Junior, foi muito cumprimentado no ato de assinatura da ordem de serviço da revitalização do Aeroporto João Durval Carneiro. O deputado Zé Neto (PT) e o prefeito José Ronaldo Carvalho chegaram a evidenciar a importância do mesmo no processo. Logo tiveram a concordância do governador em exercício Otto Alencar.

Subaé faz bodas de prata

A TV Subaé, emissora afiliada da Rede Globo, hoje através da Rede Bahia e instalada em Feira de Santana, completou 25 anos de fundação, sábado,1. Foi autorizada para sua fundação pelo Ministerio das Comunicações, por proposição de uma empresa do saudoso engenheiro e empresario Jair Santos Silva, que depois vendeu juntamente com as emissoras Radio Subaé AM e Nordeste FM ao homem de negocios Modezil Ferreira de Cerqueira, o qual montou toda a sua estrutura técnica, de programação e comercial, inaugurando-a dia 1º.de junho de 1988 como afiliada global.

A Tv Subaé é atualmente da Rede Bahia, presidida por Antônio Carlos Magalhães Filho e com siginificativas cotas acionárias pertencentes ao grupo MC do qual faz parte Modezil Cerqueira. O primeiro programa ao vivo desta emissora foi “Painel” produzido e apresentado por este jornalista, dirigido por Joaquim Ferreira, que veio da Globo Rio para dirigir a programação local..

Uefs, ano 37

A Universidade Estadual de Feira de Santana completou 37 anos de instalação, sexta feira passada. Primeiro surgiu a Fundação Universidade de Feira de Santana (FUFS), em 1970, que foi uma espécie de embrião para o surgimento da UEFS, cujo funcionamento foi autorizado em 1976, e solenemente instalada no dia 31 de maio do mesmo ano. Uma solenidade comemorativa foi realizaza ontem, às 19h, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) com uma palestra do professor Clodoaldo Pereira Freitas, com o tema: “A Uefs em construção: de Tecnólogos a Engenheiros – memórias da criação e da transformação”.

Sobre Antonio José Larangeira 3097 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]