Dia de Campo acontece em Coração de Maria

O município de Coração de Maria seus habitantes comemoram os 68 anos de emancipação política da cidade. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
O município de Coração de Maria seus habitantes comemoram os 68 anos de emancipação política da cidade. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
O município de Coração de Maria seus habitantes comemoram os 68 anos de emancipação política da cidade. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) - Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Coração de Maria. (Foto: Carlos Augusto (Guto Jads) – Jornal Grande Bahia)

Os agricultores familiares do município de Coração de Maria, localizado a 105 km de Salvador, poderão ter informações sobre tecnologias agroecológicas, a partir das 8h do próximo domingo (02/05/2013), com a realização do 1º Dia de Campo, promovido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), no Sítio Santa Izabel, Comunidade do Camboatá. Com a expectativa de receber um público de 250 pessoas entre agricultores, extensionistas, estudantes, técnicos e demais interessados, o evento conta com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato Rural local.

Serão fornecidas aos participantes palestras proferidas por técnicos da EBDA em diversos espaços denominados Estações, onde assuntos como, o uso de tecnologias simples de base ecológica, o funcionamento do Programa Quintais Agroflorestais, conservação de solo com técnicas de preservação do meio ambiente, o manejo do Abacaxi Imperial em sistema orgânico, a confecção de composto orgânico e de  biofertilizantes, o uso de inseticidas naturais, a transição de manejo convencional  para agroecológico e a diversificação de cultivos através de Quintais Agroflorestais, estarão em destaque.

O Chefe do Escritório Local da EBDA, Amilton Silveira, garante que os Dias de Campo reúnem uma grande quantidade de agricultores familiares e unem as comunidades na intenção de produzir mais e melhor. “Apresentaremos tecnologias de baixo custo e que melhoram a produção e produtividade, além da novidade que é o Programa Quintais Agroflorestais, que diversifica a produção na área do agricultor e assegura uma qualidade alimentar para sua família, além de melhorar a sua renda”, comenta Silveira.

São responsáveis pelas palestras no evento o Chefe do Escritório, Amilton Silveira; o engenheiro agrônomo da prefeitura, Gilvan Figueiredo; o engenheiro agrônomo da EBDA, em Feira de Santana, José Luiz Manzur; o produtor rural, em Coração de Maria, Fred Rios; o engenheiro agrônomo, da EBDA Local, Expedito Santana e o coordenador Estadual de Agroecologia da EBDA, Daniel Dourado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9616 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).