Deputado Zé Neto avalia que modelo de gestão do hospital Ana Nery pode servir de modelo para o Clériston Andrade

Zé Neto durante reunião com equipe do Hospital Ana Nery, gestão serve de modelo.
Zé Neto durante reunião com equipe do Hospital Ana Nery, gestão serve de modelo.
Zé Neto durante reunião com equipe do Hospital Ana Nery, gestão serve de modelo.
Zé Neto durante reunião com equipe do Hospital Ana Nery, gestão serve de modelo.

Mil cirurgias pediátricas em seis anos. Esse é o motivo de comemoração do Hospital Ana Nery (HAN), em Salvador, único do estado a realizar este tipo de procedimento. O hospital universitário é coordenado pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão (FAPEX) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2007 e é referência em doenças cardiovasculares e renais da Bahia.

Para conhecer a estrutura e esse modelo de gestão, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), visitou a unidade nesta quarta-feira (13) e, juntamente com Jorge Solla, secretário estadual da Saúde, assistiu a uma apresentação feita pelos gestores da instituição.

Roque Aras, diretor médico do hospital, apresentou um balanço de 2007 até hoje. Segundo os dados, o programa de transplante renal, ressonância magnética, serviço de odontologia hospitalar e auditoria, além da criação do Comitê de Ética em Pesquisa, só foram instalados quando o HAN passou a ser gerido pela UFBA. Atualmente, o hospital possui 1766 funcionários, ligados à FAPEX, à Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) ou ao Ministério da Saúde e pode atender a demanda de todo o estado.

Diante dessa expansão nos serviços após a publicização do HAN, Zé Neto (PT) acredita que o modelo de administração possa ser levado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira.

“Foi possível ver de perto toda a conjuntura administrativa, constatar o êxito do projeto, e alimentar, com muito mais segurança, o propósito de firmar com a Uefs, de forma determinante, a parceria no sentido de poder transformar o Hospital Clériston Andrade num hospital universitário”, disse o parlamentar.

Além dele e do secretário Solla, estiveram presentes na reunião o Dr. José Saturnino, um dos diretores do hospital; Dr. César Oliveira e Dr. João Batista, professores do Colegiado de Medicina da Uefs, entre outros colaboradores na área da Saúde.

Sobre Carlos Augusto 9523 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).