Uma Organização de Sucesso

Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.
Antônio Alberto de Oliveira Peixoto.

No Mundo Globalizado as Organizações estão sempre em constante evolução. O rápido desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade está incessantemente postulando aplicação intensiva de conhecimento – o capital intelectual. Este cenário competitivo está continuamente exigindo novas aprendizagem e reações rápidas e efetivas, portanto, quanto maior o nível de serviços oferecidos, mais recursos tecnológicos e intelectuais são necessários.

No mundo dos negócios, quanto mais espaços possíveis forem ocupados pela Organização, menos oportunidades serão dadas aos concorrentes; quanto mais foco no seu negócio, maiores serão as possibilidades de obter sucesso; é fundamental conhecer a fundo sua organização, seus pontos fortes e fracos, para em seguida conhecer estes mesmos pontos nos seus principais concorrentes, além das ameaças externas, como as diversas crises econômicas que sempre rondam o mercado.

É imprescindível reduzir e até, em certos momentos, cortar os custos fixos, saber planejar, implementar e controlar a prestação dos serviços ou produtos oferecidos pela organização; fazer uma programação adequada para atender o público alvo, sempre usando a ferramenta “Just in time” e colocar em prática o pós-venda, analisando o nível de satisfação do cliente.

Para uma Organização ter sucesso no mundo globalizado, além do que já foi dito, é essencial que

seus gestores possuam espírito de liderança, pois uma Empresa sem um líder seria igual a uma confusão de funcionários e equipamentos, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro seria somente músicos e instrumentos. Tem que possuir habilidade suficiente para colocar em prática a “empregabilidade”, ou seja, a capacidade precisa de desenvolver para atrair, reter e desenvolver seus profissionais.

Com certeza absoluta, o segredo de uma organização de sucesso está na qualidade do seu capital intelectual, pois é ele a alma do negócio apresentando novas ideias, propostas e sugestões de melhorias, para que se obtenha um produto e/ou serviço de qualidade.

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.