Sudoeste baiano tem nova estrada e sistemas de abastecimento de água. Chapada Diamantina também foi beneficiada com ações do governo Wagner

Governador Jaques Wagner assina recuperação da BA 630.
Governador Jaques Wagner assina recuperação da BA 630.
Governador Jaques Wagner assina recuperação da BA 630.
Governador Jaques Wagner assina recuperação da BA 630.

Cumprindo mais uma etapa do programa que leva asfalto aos acessos de todos os municípios baianos, o Governo do Estado iniciou a pavimentação do trecho de 39 km da BA-623, que liga as cidades de Presidente Jânio Quadros e Maetinga, à BA-262, principal estrada da região sudoeste. Neste sábado (04/05/2013), o governador Jaques Wagner foi até a cidade de Presidente Jânio Quadros para fazer o anúncio oficial da obra. Técnicos de topografia e máquinas de terraplanagem já trabalham na estrada, um investimento de R$ 14,6 milhões.

Abastecimento de água 

Além do anúncio da pavimentação da estrada, foram inaugurados os sistemas simplificados de abastecimento de água das comunidades rurais de Roçado e Terra Vermelha, beneficiando a população que convive com o longo período de estiagem. Esse é o terceiro sistema de abastecimento inaugurado em dois dias nas regiões afetadas pela seca.

Sistemas de abastecimento levam água a comunidades rurais da Chapada Diamantina

Para que os moradores da Chapada Diamantina tenham condição de conviver com a pior estiagem dos últimos 60 anos, foram construídos sistemas simplificados de abastecimento de água na região. Nesta sexta-feira (3), o governador Jaques Wagner inaugurou quatro desses sistemas na zona rural dos municípios de Mucugê e Andaraí.
Inauguração de sistema de abastecimento de água em Andaraí.Inauguração de sistema de abastecimento de água em Andaraí.

Os povoados de Lajinha, Santa Cruz e São Pedro (Mucugê) e Poço da Gia (Andaraí) contam agora com mais de sete mil metros de adutoras, estação de bombeamento, reservatório e estação de tratamento. A água usada para abastecer as comunidades rurais vem de poços com captação em grande profundidade e que garantem o fornecimento, mesmo em período de seca.

Para a obra foram investidos cerca de R$ 300 mil, dentro do programa Água para Todos, em parceria com o governo federal.
Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9388 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).