Segurança Pública é debatida na Câmara Municipal de Santo Estêvão

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Composição da mesa durante debate na Câmara de Santo Estêvão.
Composição da mesa durante debate na Câmara de Santo Estêvão.
Composição da mesa durante debate na Câmara de Santo Estêvão.
Composição da mesa durante debate na Câmara de Santo Estêvão.

Nesta sexta-feira (24/05/2013) os vereadores de Santo Estêvão realizaram uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar de Segurança Pública.  Representando o governo do Estado, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), participou do evento e falou sobre a preocupação com o tema.

Zé Neto lembrou que o Estado praticamente dobrou os investimentos em Segurança Pública – em 2006, eram 1,4% do orçamento destinados ao setor, em 2012 este valor subiu para 3,14% –, além da entrega de viaturas – em 2006, o Estado tinha apenas 350 carros em funcionamento, atualmente, a Bahia já conta com cerca de 7.000 veículos à disposição da Secretaria de Segurança Pública.

O município de Santo Estevão também foi contemplado: já recebeu nove viaturas novas de duas rodas; e de quatro rodas, foram entregues quatro e já estão previstas mais quatro. O deputado também destacou o trabalho das polícias Militar e Civil locais, que, segundo ele, “tem se empenhado muito no combate à violência”.

O deputado estadual Capitão Tadeu Fernandes (PSB), argumentou que não se deve apenas esperar ações do poder público e cobrou uma união de todas as esferas da sociedade, pois, segundo ele, só assim o problema poderá ser resolvido. Para ele, escolas, igrejas, governantes, famílias, e a sociedade civil em geral devem buscar juntos a conscientização dos jovens para que estes não entrem no mundo do crime e das drogas, principalmente através de investimentos em educação, esportes, cultura e lazer.

“As escolas municipais tem que trazer a família para a escola para participar desse projeto. Se a sociedade não se engajar, nós não vamos melhorar isso. Se o município, o Estado e o Governo Federal, cada um na sua esfera de competência, combatem a violência, por menor que seja, cria-se a cultura de respeito à lei, o cidadão vai refletir e entender que ele é cobrado quando desrespeita as regras”, defendeu o capitão.

O major Samuel Melo, comandante da 57ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), destacou que o deputado Zé Neto tem dado todo apoio à polícia de Santo Estêvão e prestou contas à população do trabalho realizado pela PM na cidade durante a sua gestão. O major lembrou também que o governo estadual tem dado grande contribuição nas ações da polícia e apresentou algumas demandas para que a parceria se torne ainda mais eficiente.

Entre as ações, estão a implantação de um disque denúncia – com linha telefônica subsidiada pelo Estado –, onde as pessoas podem denunciar crimes preservando sua identidade; a realização de palestras e cursos para conscientizar os jovens contra a violência e o uso de drogas e sobre como se comportar no trânsito; prisão de criminosos, recuperação rápida de veículos roubados; apreensão de drogas e o aumento da frota de viaturas. O major citou ainda o recebimento de um bafômetro de última geração, doado pelo Estado, que tem ajudado a prevenir os acidentes de trânsito.

O comandante também apresentou sugestões que, segundo ele, ajudariam a reduzir os índices de violência na cidade. Entre elas, a implantação de uma ronda rural e uma ronda escolar e a criação de um Conselho Comunitário de Segurança, além de pedir maior participação popular nas ações da polícia, denunciando crimes para que estes possam ser solucionados mais rapidamente.

O prefeito municipal, Orlando Santiago (PSD), também acredita que, para minimizar a violência, todos os membros da sociedade devem fazer seu papel de cidadãos e assumiu o compromisso de marcar outras audiências com representantes do Governo Estadual e da Secretaria de Segurança Pública, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público para que possam discutir outras maneiras viáveis de combate à violência.

Ao final do debate, o deputado Zé Neto classificou a reunião como proveitosa e se comprometeu em levar as demandas apresentadas ao governo, para buscar soluções que, segundo ele, só serão possíveis todos se unirem para atacar e prevenir a violência. O parlamentar pediu que fosse elaborado um documento formal no qual as demandas sejam sistematizadas e que o comandante local realize uma grande operação na cidade, para combater de maneira “enérgica”, principalmente o uso de drogas, que ele classifica como o maior problema enfrentado hoje.

O presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Gomes, garantiu que o documento será criado e que outras discussões como esta serão realizadas para que outras medidas sejam adotadas.

Zé Neto classificou a reunião como proveitosa e se comprometeu em levar as demandas apresentadas ao governo, para buscar soluções que, segundo ele, só serão possíveis todos se unirem para atacar e prevenir a violência.
Zé Neto classificou a reunião como proveitosa e se comprometeu em levar as demandas apresentadas ao governo, para buscar soluções que, segundo ele, só serão possíveis todos se unirem para atacar e prevenir a violência.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]