Secretário de Agricultura visita ExpoJequié e discute questões agropecuárias da região

Eduardo Salles visita ExpoJequié 2013.
Eduardo Salles visita ExpoJequié 2013.

A sexta-feira (24/05/2013) foi bastante movimentada para o secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que passou o dia no município de Jequié. Convidado pelo secretário do Planejamento, José Sérgio Gabriele, Eduardo participou do II Diálogos Territoriais do Médio Rio de Contas, que aconteceu no Colégio Luis Eduardo Magalhães, com a proposta de ouvir a população e refletir sobre os rumos dos territórios. Na ocasião, os dois secretários reuniram-se com lideranças locais e discutiram a estruturação da pecuária, ouviram e pontuaram alguns dos anseios da população, a exemplo das estradas e do aeroporto.

Eduardo Salles ressaltou as potencialidades da região e disse que e preciso diversificar culturas e atividades para dar sustentabilidade a região. “A produção de graviola e um dos destaques, mas precisa de uma unidade beneficiadora para crescer e o estado esta incentivando essa agroindustrialização. Alem disso, a região está inserida no Plano Estadual do Leite, que se encontra em fase final para ser lançado ainda este ano”, informou.

Presentes no evento, o deputado federal Geraldo Simões; o vice-prefeito de Jequié, Sergio Gameleira; o superintendente da Assembléia Legislativa da Bahia, Isaac Cunha; o vice-prefeito de Barra do Rocha, Valdir Tavares; o presidente do Consórcio de municípios do Médio Rio de Contas, Railton Ramos; o vice-prefeito de Itagiba, Helio Quadros; os coordenadores do território Médio Rio de Contas, Edward Bastos e José Mendes; o prefeito de Aiquara, Joaci Santos; o prefeito de Gongogi, Jose Helio e o prefeito de Ubatã, Leonel Assunção.

O secretário esteve na 34° Exposição Agropecuária de Jequié e XI Exposição Nacional de Raças de Equinos Ranqueados, onde participou de reunião com o anfitrião do evento, Coronel Ivo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município, circulou pela feira e participou de um almoço promovido pelo sindicato. Homenageado com uma placa pelos serviços prestados à agropecuária baiana, Salles agradeceu ao STR e disse que tem vivido o melhor momento de sua vida, por fazer mudanças no setor em toda a Bahia.

 “A ExpoJequié e uma exposição tradicional que tem se destacado a cada ano e, mesmo com a estiagem prolongada que assola o Semiárido baiano, não deixou a desejar, aliás, está mais organizada. Apesar de todas as perdas, o povo nordestino não perde a sua força e a fé”, disse o secretário, acrescentando que as exposições em 2012 tiveram a participação de mais de 2.500 expositores, 35 mil animais expostos e um público de 1 milhão e 500 mil pessoas.

A ExpoJequié teve inicio no dia 18 de maio e prossegue até domingo (26). O evento conta com 50 expositores, mais de 1.100 animais, e a expectativa de comercialização é superior a R$ 500 mil, além do público esperado de 30 mil pessoas. Para o Coronel Ivo, “a realização desse evento é a prova de que na dificuldade é possível gerar oportunidades”.

Laticínio

O secretário Eduardo Salles ainda aproveitou para conhecer o Laticínio Sol, responsável pelo abastecimento de queijos, leite, iogurtes, manteiga e outros derivados, em Jequié e região. O proprietário, Robson Matos Liger, apresentou as instalações e disse que por conta da seca, teve a sua produção reduzida em 50%, mas ainda assim, tem investido na plantação de palma para alimentar o rebanho de vacas e reforçado a parceria com os pequenos produtores parceiros.

Ao tomar conhecimento de que o milho que está estocado no armazém para ser vendido através do programa Venda Balcão, da Conab, estava apresentando problemas burocráticos, Salles imediatamente informou ao órgão, que ficou de resolver a questão até segunda-feira (27). De acordo com o funcionário da companhia, Edilzo Santana, a emissão de nota fiscal estava sendo feita em Salvador e emitida via e-mail, o que tem gerado atraso na retirada de milho no armazém. “Milho tem bastante, mas por conta desse tramite está atrasando muito a entrega. Contudo, o problema será resolvido para que na segunda-feira nós possamos fazer e emissão da nota fiscal em Jequié”, disse.

Salles esteve no armazém onde o milho esta estocado e pediu agilidade para a solução do problema, evitando mais sofrimento para os criadores que precisam alimentar o seu rebanho, mas entende que é preciso cautela para que não haja fraudes.

Ainda no município, o secretário vistoriou o local onde será construído o escritório do SAP – Serviço de Atendimento ao Produtor -, local onde reunirá técnicos da EBDA, Adab, CDA, Sedir/CAR e Bahia Pesca. “Com a unificação do atendimento pretendemos dar mais agilidade para a sociedade”, disse Eduardo Salles.

Eduardo Salles visita ExpoJequié 2013.
Eduardo Salles visita ExpoJequié 2013.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112833 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]