Salvador: Nova ligação Paralela-Orla vai ficar pronta em sete meses

Vista aérea da nova via de ligação da Avenida Paralela com a Orla Atlântica em Salvador.
Vista aérea da nova via de ligação da Avenida Paralela com a Orla Atlântica em Salvador.
Vista aérea da nova via de ligação da Avenida Paralela com a Orla Atlântica em Salvador.
Vista aérea da nova via de ligação da Avenida Paralela com a Orla Atlântica em Salvador.

Uma nova via de ligação da Avenida Paralela com a Orla Atlântica será entregue à população pela Prefeitura de Salvador até o final do ano. Sete meses é o prazo anunciado pelo secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, para a Avenida Tamburugy ficar pronta.

Quando for inaugurada, a via vai ganhar até um novo nome: Avenida Dodô e Osmar. A homenagem aos inventores do trio elétrico foi inspirada no traçado da pista que se bifurca em determinado trecho e depois se une novamente. “A exemplo da genial dupla baiana, a via é duas em uma”, justifica Aleluia.

O secretário informa que a nova avenida já está pavimentada, mas sem condições técnicas de operação ainda. “Faltam sinalizações vertical e horizontal, e iluminação. Além disso, é necessária a conclusão da marginal da Avenida Paralela, no sentido Aeroporto, entre o Shopping Paralela e a FTC, para que seja possível a interligação das vias”, esclarece.

A via marginal da Avenida Paralela, no sentido Aeroporto, que hoje vai da Ferreira Costa até antes do Shopping Paralela, vai ser estendida até a Avenida Orlando Gomes. Um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac), definindo as obras foi assinado no início de abril pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Ministério Público da Bahia (MP) e o Shopping Paralela.

Aleluia explica que são necessários dois acessos da Avenida Paralela à futura Avenida Dodô e Osmar, pela via marginal. O de entrada vai precisar da remoção do reservatório de água do Shopping Paralela e o de saída da terraplenagem do trecho em frente à FTC. “Já foi acordado com as partes a realização dessas intervenções, que constam no Tac, firmado com o MP”, diz.

A futura Avenida Dodô e Osmar, atualmente Tamburugy, tem uma extensão de quatro quilômetros. A via vai ligar a Avenida Paralela à Avenida Trobogy e aumentar a capilaridade viária na região.

Sobre Carlos Augusto 9707 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).