Projeto de P&D promove a redução da taxa de falhas de transformadores da Coelba

Coelba investe R$ 945 mil para garantir o fornecimento de energia e a segurança com a rede elétrica na Micareta de Feira de Santana.
Coelba investe R$ 945 mil para garantir o fornecimento de energia e a segurança com a rede elétrica na Micareta de Feira de Santana.
Após três anos de atividade de pesquisa, projeto é concluído e ações começam a ser implantadas. Os resultados repercutiram no setor elétrico e o P&D servirá de base na revisão de norma que está sendo elaborada pela ABNT.
Após três anos de atividade de pesquisa, projeto é concluído e ações começam a ser implantadas. Os resultados repercutiram no setor elétrico e o P&D servirá de base na revisão de norma que está sendo elaborada pela ABNT.

O projeto “Redução da taxa de falhas em transformadores de distribuição de classes 15 kV e 36,2 kV na Coelba”, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que teve à frente o coordenador de serviços de rede da Unidade de Expansão da Região Metropolitana, Mário Duarte Bonfim. O trabalho foi realizado em parceria com o Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, um centro de pesquisa tecnológica independente com sede em Curitiba, no Paraná.

Segundo Mário Bonfim, algumas ações sugeridas pela equipe do projeto* já foram implantadas na Coelba, “a exemplo da mudança na especificação de compra de novos trafos, inserção de novos ensaios de tipo para recebimento e na mudança de metodologia na coleta de dados estatísticos que levará a obtenção de uma melhor avaliação da TAT (Taxa de Avaria de Transformadores)”.

“Pode-se considerar que todos os objetivos propostos neste projeto de P&D foram plenamente atendidos”, observa o gestor da Unidade de Estudos Especiais de Planejamento, José Antonio de Souza Brito, responsável pela coordenação do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Coelba. Segundo o gestor, “o conhecimento gerado poderá efetivamente auxiliar a Coelba e demais concessionárias de energia elétrica brasileiras a dispor de equipamentos comerciais de melhor qualidade, com processos de fabricação mais confiáveis e com maior expectativa de vida útil, reduzindo os custos operacionais e permitindo a modicidade tarifária”.

Para Mário Bonfim o trabalho não pára por aqui. A obtenção de resultados tão satisfatórios neste projeto de P&D permite vislumbrar a continuidade dos trabalhos em pelo menos duas frentes de pesquisa bem delimitadas: o estudo de técnicas não destrutivas para a avaliação dos materiais e processos de fabricação de transformadores de distribuição, a fim de prever de modo simples, por exemplo, a falha incipiente na isolação de fio esmaltado do enrolamento de tensão superior, e a identificação em campo de transformadores de distribuição que requerem remanejamento por operação em sobrecarga excessiva em conjunto com o sistema computacional da Coelba.

Equipe: Antônio Paulo Junior (EMS), Carlos Barros Rodrigues (ONL), Dailton Pedreira Cerqueira (OER), Leonardo Eustáquio Rodrigues (EMS – aposentado), Mário Antônio Duarte Bonfim – Gerente do Projeto (OER) , Marcus Vinicius A. Álvares (EMS).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112572 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]