Professor da rede estadual em Feira de Santana cria blog para estimular o ensino a matemática


Estudantes da Escola Monsenhor Mário Pessoa, em Feira de Santana, comemoram, nesta segunda-feira (13/05/2013), o Dia da Matemática (celebrado a cada 6 de maio)  com gincanas e jogos lúdicos. A ocasião, para o organizador do evento, professor Cristiano dos Santos, é propícia para estimular a interatividade entre os interessados em ensinar e em aprender.  Por meio do seu blog (profcristianosantos.blogspot.com.br), ele conta que conseguiu estabelecer um canal de aproximação com professores a partir de técnicas de ensino e de aprendizagem especiais que visam melhorar a qualidade do ensino. Aos estudantes, o docente reserva um espaço de estímulo para realizar os exercícios matemáticos de uma forma lúdica.

“A escola deve proporcionar aos alunos a oportunidade de interação e responsabilidade com o meio em que vivem. Medir, verificar formas e lidar com a prática gera uma visão de uma matemática mais gostosa e cheia de sabor. E você, que atividades marcaram sua vivência com matemática?”, desafia o professor Cristiano dos Santos.

Ele explica que trabalha a matemática voltada para uma proposta lúdica – sem perder de vista o conteúdo –, por meio da qual o estudante adquire a responsabilidade com o conhecimento e o gosto em aprender. “O resultado dessa experiência tem sido gratificante e vitorioso. Basta ver que nossos estudantes já receberam medalhas e menções honrosas nas Olimpíadas de Matemática que têm participado”, orgulha-se.

A estudante da 7ª série, Monique Duarte, de 13 anos, aprova a metodologia de ensino do professor. “É muito bom. Por causa dele, eu comecei a me interessar por matemática. Eu não curtia muito, achava tudo complicado. Agora, estou estudando mais, me interessando, acertando os exercícios e tirando nota boa nas provas”.

Gosto pela matemática – Por meio do blog, o professor Cristiano dos Santos realiza atividades estimulantes ligadas à matemática, como o Torneio de Tabuada. Para isso, ele criou apresentações em PowerPoint (tipo pps), projetadas com Data Show, através das quais os estudantes precisam respondê-las no tempo predeterminado. “Em 2012, fiquei muito contente com o resultado e com a demonstração de cálculo mental feita pelos finalistas. Para este ano, já entrei em contato com uma escola de idiomas que já manifestou interesse em patrocinar bolsa de estudo em idiomas ao vencedor”, conta.

Também no blog, por meio do tópico Diário de Bordo – que surgiu da necessidade de se fazer um acompanhamento mais de perto das turmas e incentivar os estudantes à escrita e à reflexão dos temas abordados na sala de aula –, o professor aponta a importância de realizarem um momento de escuta dos alunos.  “Na maioria deles, percebo o entusiasmo e o quanto gostam das aulas. Porém, em alguns diários, vejo relatos de sono excessivo na segunda-feira, do quanto a aula foi chata ou de difícil compreensão”, conta.

Essa prática de avaliações, considera, sinaliza os estudantes e as famílias, que se interagem e se ajudam na caminhada acadêmica do aluno. Espero que, com o passar do ano letivo, todos os pais reflitam sobre o seu papel de promover um ambiente onde seu filho possa se sentir seguro e com a autoestima mais elevada”.

O professor sugere, ainda, a instituição de grupos de estudos para ajudar na formação dos estudantes. Desde 1996, ele se  reúne, em turno diferente das aulas, com seus alunos no intuito de buscar conhecimento sem a pressão da nota. “O convite vai para casa com a orientação de que não é uma exigência da escola, apesar de ser apoiada por ela. O estudante precisa querer estar nessa atividade para tirar dúvidas e fazer tarefas extras. São escolhidas atividades e textos para serem lidos e/ou respondidos e, durante uma hora e meia, trocamos ideias entre si, podendo os mais adiantados ajudar os que estão com dificuldades”, detalha.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]