Prefeito de Castro Alves discute impactos da ponte Salvador-Itaparica e planejamento municipal

Prefeito Cloves Rocha participa de reunião com representantes da secretaria de Planejamento do Estado da Bahia.
Prefeito Cloves Rocha participa de reunião com representantes da secretaria de Planejamento do Estado da Bahia.
Prefeito Cloves Rocha participa de reunião com representantes da secretaria de Planejamento do Estado da Bahia.
Prefeito Cloves Rocha participa de reunião com representantes da secretaria de Planejamento do Estado da Bahia.

Nesta terça feira (30/04/2013) o Prefeito Cloves Rocha e o Chefe de Gabinete Marivaldo Silva, estiveram reunidos com o Assessor Técnico da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, Pedro Rocha, e a gerente de projetos da empresa de consultoria Mckinsey, Flavia Pereira. Durante o encontro foi discutido o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Castro Alves a partir da influência da ponte Salvador – ilha de Itaparica.

 A ponte Salvador-Itaparica é parte de um projeto indutor de desenvolvimento econômico e social, que é o Sistema Viário Oeste (SVO), cujo objetivo é criar um novo dinamismo no eixo litorâneo sul, permitindo o surgimento de um novo pólo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador). O projeto ainda prevê duplicação da BA 001 e da ponte do Funil (ilha) e qualificação do trecho rodoviário Nazaré-Santo Antônio de Jesus-Castro Alves.

Na oportunidade, o Assessor Técnico, Pedro Rocha, apresentou o plano de desenvolvimento socioeconômico da macro área de influencia de ponte Salvador-Ilha de Itaparica e colheu informações sobre o município. “Aproximar cidades e pessoas é apenas um entre os vários impactos positivos gerados a partir da construção da ponte Salvador-Itaparica, que é parte de um projeto indutor de desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo e eixo litorâneo sul. Acreditamos que os municípios que serão diretamente impactados com a ponte terão um grande desenvolvimento econômico, social e também de infraestrutura”, declarou.

Quando indagado sobre o que seria prioridade para o município de Castro Alves no que diz respeito à infraestrutura do município a partir do projeto, o prefeito Cloves Rocha ressaltou a urgência em se revitalizar o trecho da BR242. “Acreditamos que com a recuperação da BR 242, economia do nosso município irá melhorar bastante, pela facilidade do acesso de outros municípios a nossa cidade, além dos benefícios que trará ao nosso comercio, com escoamento da nossa produção, seja na agricultura como na mineração, de forma mais rápida”, ressaltou.

O prefeito ainda ressaltou os avanços do município nos últimos anos na área de saúde, educação e apoio ao homem do campo. “Nós temos hoje 100% da cobertura de saúde com a implantação de Unidades de Saúde, na educação aderimos a todos os programas e realizamos a reforma e compra de mobiliário das escolas, através do PDE e PDDE; fortalecemos a agricultura com a secretaria, que tem dado todo o apoio ao homem do campo com projetos como: aração comunitária, análise de solo, garantia safra, além dos investimentos na área social, onde aderimos a todos os programas”, destacou.

Na opinião do prefeito Cloves Rocha, com a construção da ponte Salvador-Itaparica, o comércio de toda a região irá se fortalecer. “Essa é uma obra estruturante que irá gerar emprego e renda em toda região”, finalizou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]