Patrimônio Cultural reaberto: Inauguração do Sheraton da Bahia reforça setor turístico no Estado da Bahia

Sheraton Hotel da Bahia é inaugurado.
Sheraton Hotel da Bahia é inaugurado.
Sheraton Hotel da Bahia é inaugurado.
Sheraton Hotel da Bahia é inaugurado.

Na noite desta quarta-feira (08/05/2013) foi inaugurado o Sheraton da Bahia Hotel, no tradicional bairro do Campo Grande. Tombado como Patrimônio Cultural do Estado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o hotel vai ampliar a capacidade hoteleira da capital baiana e do Estado, colaborando para a comodidade dos turistas, principalmente com a realização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo.

O prédio do antigo Hotel da Bahia, , passou por reforma interna, na qual foram investidos pelo Grupo GJP Hotels & Resorts cerca de R$ 100 milhões. Apesar da intervenção, as características foram mantidas, com a preservação das obras de Genaro de Carvalho e Carybé. O hotel conta com serviços como SPA e o restaurante Genaro de Carvalho. Possui 284 quartos distribuídos em 12 andares, com serviços direcionados ao público de executivos internacionais.

Na oportunidade, o governador do Estado, Jaques Wagner parabenizou a reabertura do Hotel, considerado o maior ícone da hotelaria baiana. “Reinauguramos a Arena Fonte Nova e, agora, o hotel, totalmente repaginado. Seguramente isso significa uma referência para o nosso turismo, além de preservar um valor histórico pelas obras aqui mantidas”, disse.

Governador Jaques Wagner participa da inauguração do Sheraton Hotel da Bahia.
Governador Jaques Wagner participa da inauguração do Sheraton Hotel da Bahia.

Wagner ainda mencionou o próximo passo do governo, com investimento num dos mais importantes ícones da cultura baiana e nordestina: o Teatro Castro Alves. “O TCA será totalmente repaginado, serão investidos R$ 77 milhões para modernização e ampliação do teatro, com uma nova Concha Acústica, uma nova sala principal, entre outras mudanças”, ressaltou Wagner.

Presente no evento, o deputado estadual líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-Ba), Zé Neto (PT), falou da alegria em ver o avanço da capital baiana, e do centro histórico. “É emocionante ver o hotel da Bahia reformado, a Fonte Nova reinaugurada, tudo isso pronto, um mês e meio antes da Copa das Confederações, e a pouco mais de um ano da Copa do Mundo. São os bons ventos de um sentimento de reestruturação e estruturação, e aquecimento do turismo na Bahia”.

A solenidade contou com a presença de autoridades como o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, deputados estaduais e federais, vereadores, o diretor do Grupo GJP na Bahia, Paulo Gaudenzi, empresários e convidados.

Sobre Carlos Augusto 9505 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).