Editorial: O discurso do vice-governador Otto Alencar e as reais intenções políticas; Feira de Santana sediou encontro do PSD

O vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, discursa mirando o Congresso Nacional.
O vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, discursa mirando o Congresso Nacional.

Michel Foucault em ‘A ordem do discurso’, expressou: “O discurso, aparentemente, pode até nem ser nada de por aí além, mas, no entanto, os interditos que o atingem, revelam, cedo, de imediato, o seu vínculo ao desejo e o poder.”. No dia 17 de maio de 2013, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, palestrou a convite do deputado federal Fernando Torres (PSD), no auditório do hotel Íbis, em Feira de Santana, com o tema ‘O Brasil que nós queremos’. Na oportunidade, lançou Otto Alencar, atual vice-governador da Bahia e filiado ao PSD, como pré-candidato ao governo do estado.

O evento teve uma conotação política de disputa e delimitação de espaços. Na fala, Otto lembrou que não poderia ser candidato de si mesmo, agradeceu os gestos de Gilberto Kassab e do deputado federal Fernando Torres (PSD), organizador do evento, e iniciou o discurso lembrando o falecido deputado federal Luís Eduardo Maron Magalhães, presidente da Câmara dos Deputados durante o biênio de 1995 a 1997. Otto acenou para os setores conservadores da sociedade, que nele ainda reside este perfil. Um perfil conservador que fez aliança com o petista Jaques Wagner. São justamente os ‘órfão do carlismo’ que neste momento sonham com a candidatura de Otto ao governo da Bahia.

De carreira longeva, Otto foi um dos mais importantes liderados do falecido senador Antônio Carlos Magalhães (ACM), pai de Luís Eduardo e avó do atual prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). Com a morte do ACM, muitos liderados fizeram o que sabem fazer melhor, e procuraram abrigo no governo liderado pelo Partido dos Trabalhadores. Otto seguiu este caminho, e retornou a cena política como vice-governador e secretário estadual de infraestrutura.

Mas, o que diz o vice-governador sobre o futuro político? Ainda durante o discurso em Feira de Santana, Otto falou da necessidade de reformas no arcabouço legal do país. Foi um discurso dirigido ao Congresso Nacional. Em qualquer momento que fosse não expressou uma única palavra sobre os problemas da Bahia e sobre as necessidades de ações que mudem radicalmente o que está sendo feito hoje.

Para o bem ou para o mal, Otto faz parte do atual governo, se critica será traidor. O que em política nem sempre é um defeito, às vezes torna-se até virtude. Mas, o que está em jogo é a disputa eleitoral de 2014. O vice-governador sabe que as forças conservadores perderam a capacidade de liderar as massas, de determinar o que as massas pensam e como devem agir. Isto ainda ocorre pontualmente e localmente, mas no plano mais amplo, do estado e do país, a grande maioria da população, formada por trabalhadores e desempregados, conheceu o progressismo político liderado pelo Partido dos Trabalhadores e parece gostar desta mudança.

A política é feita de gestos, e Otto acenou para o desejo de disputar um cargo legislativo. É claro que neste momento não vai desprezar as movimentações de apoio ao próprio nome, mesmo que para um cargo que não pleiteie, porque isto o fortalece politicamente. Mas, também sabe que muitos dos aduladores não passam disto, são os mesmos que apoiaram Geddel Vieira Lima ao governo da Bahia, em 2010, e depois o abandonaram, como abandonaram Paulo Souto (DEM).

Evento do PSD em Feira de Santana contou com presenças de Gilbert Kassab e Otto Alencar.
Evento do PSD em Feira de Santana contou com presenças de Gilbert Kassab e Otto Alencar.
Gilberto Kassab, José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) e Otto Roberto Mendonça de Alencar.
Gilberto Kassab, José Cerqueira de Santana Neto (Zé Neto) e Otto Roberto Mendonça de Alencar.
Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.
Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.
Hotel Ibis de Feira de Santana sediou evento.
Hotel Ibis de Feira de Santana sediou evento.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109979 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]