Lançado edital de licitação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas

Governador Jaques Wagner assina edital.
Governador Jaques Wagner assina edital.
Governador Jaques Wagner assina edital.
Governador Jaques Wagner assina edital.

O edital de licitação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi lançado nesta sexta-feira (24/05/2013), em solenidade no Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, com a presença do governador Jaques Wagner e dos prefeitos ACM Neto (Salvador) e Márcio Paiva (Lauro de Freitas).

Um leilão para definir a operadora do sistema será realizado a partir do dia 15 de julho na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e no dia 30 do mesmo mês, será publicada a proposta vencedora. A assinatura do contrato será em setembro e o início das obras a partir de outubro.

A empresa vencedora vai ter 180 dias para apresentar um projeto de extensão da Linha 1, ligando Pirajá até Cajazeiras. Também está previsto no edital a finalização da Linha 1 (trecho Acesso Norte – Pirajá), a construção da Linha 2 (Bonocô – Lauro de Freitas) e operação de todo o sistema metroviário. A obra será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimento de mais de R$ 4 bilhões.

“São intervenções que mudarão a face de Salvador e Lauro de Freitas, juntamente com a ponte Salvador-Itaparica, cuja ordem de serviço deixarei assinada até 2014”, afirmou o governador. A previsão é que o primeiro trecho da Linha 1 seja concluído até a Copa de 2014, e o segundo até dezembro do mesmo ano.

Sobre Carlos Augusto 9757 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).