Jaques Wagner busca novos investimentos para a Bahia nos Estados Unidos. Confira Conversa com Governador

Jaques Wagner busca novos investimentos para a Bahia nos Estados Unidos.
Jaques Wagner busca novos investimentos para a Bahia nos Estados Unidos.
Jaques Wagner busca novos investimentos para a Bahia nos Estados Unidos.
Jaques Wagner busca novos investimentos para a Bahia nos Estados Unidos.

A atração de investimentos estrangeiros, o avanço da gestão do Estado nos últimos seis anos e o reforço na área do turismo, com a realização do GP Bahia de Stock Car neste final de semana, são assuntos de destaque do programa Conversa com o Governador desta terça-feira (14/05/2013), gravado por telefone diretamente de São Paulo, nesta segunda (13/05/2013), onde Jaques Wagner participou do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha e Rodada de Negócios. De lá, ele viajou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde mantém contatos com o empresariado da área de infraestrutura.

Wagner diz que a missão oficial aos EUA é “para mostrar as nossas possibilidades e, particularmente, a ponte Salvador-Itaparica. É um investimento muito grande, que está em andamento, está maturando. Creio que ano que vem a gente já pode fazer a licitação”. Segundo ele, o Brasil “virou uma oportunidade” para investimento na área de infraestrutura.

Sobre o encontro com empresários alemães em São Paulo, Wagner enfatizou que a intenção foi “colocar a Bahia como a opção” para indústrias e empresas interessadas em investir no Estado. E exemplificou a Basf, “a maior indústria química do mundo, que está fazendo o maior investimento da história de 100 anos no Brasil, “exatamente na Bahia – no Polo de Camaçari -, lançando a nova cadeia produtiva do chamado ácido acrílico”. Segundo ele, isso vai representar uma nova vertente de desenvolvimento e de oxigenação para o Polo”, nesses 35 anos de implantação, com atração de mais indústrias.

Balanço das ações – Durante o programa, o governador destaca também o lançamento, nesta quinta-feira (16), da revista “6 Anos de Governo”, que faz um balanço das ações desenvolvidas, com foco no social, “aproveitando esse momento especial dos últimos dez anos com o presidente Lula e a presidenta Dilma”.

De acordo com Wagner, a gestão tem “muita coisa a apresentar para a população” em diversas áreas como a saúde, com a implantação de 530 postos de Saúde da Família, inauguração de cinco hospitais – triplicando o número de leitos de UTI -, ampliação do Samu 192.

No setor habitação, ele destaca mais de 100 mil unidades entregues e outras 50 mil contratadas. Em infraestutura, o governo relaciona os sete mil quilômetros de estradas – “e estamos continuando nessa batida, querendo chegar a nove mil quilômetros.

Quanto à segurança pública, o governador diz que houve renovação da frota, contratação de novos policiais, construção de presídios. Também nas áreas de educação, cultura, saneamento, abastecimento de água, ele enfatiza que o investimento “foi muito grande. Creio que nós temos hoje marcas, inclusive, reconhecidas fora do Brasil, na qualidade de gestão, na atração de investimento, na forte geração de emprego e na forte oportunidade de progressão social do nosso Estado”.

Turismo – Jaques Wagner ainda destaca no programa as ações do governo para fortalecer a área do turismo – a exemplo da construção da Arena Fonte Nova e reinauguração do tradicional Hotel da Bahia, pela rede Sheraton -, salientando o GP Bahia de Stock Car, que pela quinta vez será realizado neste final de semana no Circuito Ayrton Senna, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O governador enfatiza que esse esforço na área do turismo “é muito importante para a geração de empregos, a atração de novos turistas e, portanto, mais negócios na Bahia. A Stock Car cumpre esse papel. Um evento que é acompanhado por milhões pela televisão e milhares no nosso circuito Ayrton Sena”.

Wagner afirma que os pilotos lhe disseram que o circuito baiano de rua é um dos que “eles mais gostam, com a beleza de Salvador”. O GP, “mais uma vez, vai cumprir esse papel de atrair novos turistas e fazer aumentar os negócios em torno de bares, restaurantes, hotéis, e de táxi também. Então, foi mais uma conquista nossa, para dinamizar o turismo e a geração de empregos em Salvador”.

Confira o áudio

Programa Conversa com Governador – Jaques Wagner busca novos investimentos para a Bahia nos Estados Unidos.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9321 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).