Documentário sobre Juraci Dórea faz tomadas no campus da UEFS, em Feira de Santana

Tuna Espinheira e Juraci Dórea.
Tuna Espinheira e Juraci Dórea.
Tuna Espinheira e Juraci Dórea.
Tuna Espinheira e Juraci Dórea.
Obra de Juraci Dórea na reitoria da UEFS.
Obra de Juraci Dórea na reitoria da UEFS.

A produção do filme “O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão – Veredas” iniciou as tomadas na segunda-feira (06/05/2013) em Feira de Santana e o campus da Uefs fez parte das locações do primeiro dia do documentário. O protagonista da história, como o próprio título diz, é o artista plástico e arquiteto feirense Juraci Dórea.

O filme tem direção de Tuna Espinheira e produção de Wiltonauar Moura. “Estamos acompanhando o projeto de Juraci que tem mais três décadas de história. Vamos revisitar lugares que ele passou e deixou coisas que o tempo consumiu, mas o vento não levou”, afirmou Espinheira. O documentário terá 55 minutos e será filmado também em municípios como Monte Santo e Canudos.

O cenário da locação na Uefs foi o prédio da Reitoria, que possui obras de diversos artistas, dentre eles Juraci Dórea, confeccionadas com a técnica de pintura em azulejos.

Durante o período das filmagens, o artista plástico vai reinstalar escultura em frente ao Auditório Central da Uefs, utilizando madeira e couro, numa representação da técnica utilizada pelo homem do campo para secar o couro. Outra obra será instalada no centro da arena do Campo do Gado, área pública pertencente ao município de Feira de Santana e que serve para o abate de animais e a comercialização de produtos diversos.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9315 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).