Câmara Municipal de Feira de Santana outorga comenda ‘Liberdade e Justiça Social’ ao ex-governador da Bahia Waldir Pires

Waldir Pires de Souza recebe a comenda 'Liberdade e Justiça Social'
Waldir Pires de Souza recebe a comenda 'Liberdade e Justiça Social'
Waldir Pires de Souza recebe a comenda 'Liberdade e Justiça Social'
Waldir Pires de Souza recebe a comenda ‘Liberdade e Justiça Social’

Quem foi à Câmara Municipal na noite da sexta-feira (24/05/2013) assistiu uma verdadeira aula de história geral, do Brasil e da Bahia, proferida pelo professor Waldir Pires de Souza, atualmente vereador por Salvador pelo Partido dos Trabalhadores, que foi homenageado com a Comenda Cidadão Benemérito da Liberdade e Justiça Social Deputado Francisco Pinto. A concessão da honraria foi uma iniciativa do ex-vereador Ângelo Almeida.

“A política é a única forma de nós conquistarmos o destino da humanidade”, ensinou Waldir Pires, adotando o discurso firme que se tornou a sua principal característica ao longo da carreira de homem público. Aos 86 anos de idade e com um currículo que inclui vários ministérios, Procuradoria Geral da República, diversos mandatos de deputado estadual e federal e governador da Bahia, dentre outras funções, ele se emocionou ao falar dos laços com Feira de Santana, “centro da civilização nordestina”, como definiu.

Waldir Pires deixou de lado a própria história para falar da trajetória política de Francisco Pinto, a quem se referiu como “uma personalidade extremamente significativa para a história da Bahia e do Brasil”. Ele lembrou os “discursos fortes e mobilizadores” de Pinto e conclamou a juventude a resgatar a luta pelas liberdades democráticas. “Não basta assegurar as liberdades, nós temos que construir uma sociedade transformadora”, defendeu.

Ao saudar o homenageado em nome da Casa da Cidadania e do autor do projeto, o vereador Alberto Nery disse sentir-se honrado ao exercer a missão. “A Câmara presta uma das homenagens mais justas a um guerreiro da democracia, cuja trajetória é exemplo para todos nós”, afirmou, destacando a humildade e a nobreza como as principais características de Waldir, “como poucos homens na vida pública têm”, conforme destacou.

Nery citou o jornalista Emiliano José, que ao falar de Waldir Pires ressaltou a capacidade e a ousadia própria de quem ao longo da vida soube enfrentar desafios que o mesmo tem. Mas foi do próprio Waldir a citação que encerrou seu discurso e arrancou aplausos do público presente no plenário e na galeria. “Fora da política o mundo só teve a experiência do poder terrível, usurpador, violento. Só há uma forma de ter a sociedade vivendo com alguma paz: é construir um regime que seja capaz de ter liberdade e onde haja diálogo”.

O homenageado compôs a mesa da solenidade ao lado da companheira Zonita Lima Brasil Nogueira e do vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho, que presidiu a sessão; vice-prefeito Luciano Ribeiro, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; deputado estadual José Neto; e monsenhor Luiz Rodriguez, representando o arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian. Entre os convidados, vereadores, ex-vereadores e autoridades civis e militares.

Políticos feirenses ao lado de Waldir Pires.
Políticos feirenses ao lado de Waldir Pires.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]