Amélio Amorim de Feira de Santana, sedia Fórum de Conselhos e Dirigentes da Cultura

Abertura do VI Fórum de Dirigentes e do I Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura da Bahia, ocorreu no CCAAm.
Abertura do VI Fórum de Dirigentes e do I Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura da Bahia, ocorreu no CCAAm.
Abertura do VI Fórum de Dirigentes e do I Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura da Bahia, ocorreu no CCAAm.
Abertura do VI Fórum de Dirigentes e do I Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura da Bahia, ocorreu no CCAAm.

A abertura do VI Fórum de Dirigentes e do I Fórum dos Conselhos Municipais de Cultura da Bahia, ocorreu na noite desta segunda-feira (27/05/2013), no recém-reformado Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana.

O evento é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) com o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA) e a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA).

O secretário estadual de Cultura, professor Albino Rubim, falou sobre a importância da democratização da Cultura na Bahia. Segundo ele, o mundo está vivendo um momento crucial, pois todos os seres humanos “fazem cultura”, e é preciso que a Bahia esteja nesta mesma sintonia.

Durante sua fala, ele traçou um diagnóstico do que acontece atualmente no Estado, e considerou importante entender este cenário para empreender mudanças. “Quantos brasileiros vão ao museu, ao teatro, ao cinema? A Bahia, por exemplo, tem 417 municípios e quantas pessoas tem acesso a apresentações culturais? Toda população tem que ter acesso a todas as formas de cultura. Eu acredito que só assim poderemos avançar”, defendeu o titular da Secult.

A mesa do evento foi composta pelo secretário estadual de Cultura Albino Rubim; Daniel Moreira (Portal do Sertão); Carlos Renildo (representando a ADIMCBA); Marcio Caires (presidente do Conselho Estadual de Cultura); Genival Correia (vice-reitor da UEFS) e Jailton Batista (secretário municipal de Cultura).

Apresentações do Re-Aberto 

Durante todo evento, os dirigentes e convidados foram agraciados com a apresentação do ator e humorista Psit Mota, que fez todo mundo rir. O encontro também contou com apresentação da Camarata Opus Lúmen, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que encantou o público ao tocar sucessos como “Expresso 2222”, e trilhas sonoras dos filmes “Star Wars” e “Pantera Cor de Rosa”.

Programação 

A programação que segue até a quarta-feira (29) contempla conferências, plenárias, assembleias e uma oficina de orientação para implantação do Sistema Municipal de Cultura. É dentro do Fórum ainda que acontece a eleição da nova diretoria da ADIMCBA.

Apresentações culturais 

A diretora do Amélio Amorim, Bia Vasconcelos, destacou que é muito importante para o centro sediar o Fórum e o Conselho, instâncias muito importantes para a cultura nas esferas municipal, estadual e nacional. “É uma grande honra e alegria receber esse evento na programação do Re-Aberto, por ver principalmente a casa lotada”, disse.

Ainda segundo Bia, isso é só o começo, pois a casa já começou a pautar outras atividades culturais. “Já temos propostas maravilhosas para abarcar projetos grandes, com grandes artistas. Este ano promete muito, então, aguardem porque o que vem por aí é uma programação bem rica, variada e à altura do teatro e da cidade”, afirmou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108046 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]