Vereador Pablo Roberto tece duras críticas a Secretaria de Saúde de Feira de Santana. Confira os debates da CMFS

Pablo Roberto: "“Quero dizer que a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, precisa ter a humildade em reconhecer o que vem sendo trazido pelo Governo Federal".
Pablo Roberto: "“Quero dizer que a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, precisa ter a humildade em reconhecer o que vem sendo trazido pelo Governo Federal".
Pablo Roberto: "“Quero dizer que a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, precisa ter a humildade em reconhecer o que vem sendo trazido pelo Governo Federal".
Pablo Roberto: ““Quero dizer que a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, precisa ter a humildade em reconhecer o que vem sendo trazido pelo Governo Federal”.

Pablo tece críticas à Secretaria Municipal de Saúde 

Problemas enfrentados pela saúde pública no Município foram apontados pelo vereador Pablo Roberto, em  pronunciamento nesta terça-feira (02/04/2013), na Câmara Municipal. “A Secretaria de Saúde afirma que trabalha em conjunto com a população, mas até o momento não mostrou isso em atos”, criticou. O petista afirmou que a juventude e jovens mães são tratadas mal. E, em seguida, reclamou que não obteve resposta quanto ao requerimento encaminhado à referida Secretaria.

O edil também se queixou do número insuficiente de leitos de obstetrícia para atender Feira de Santana e região, e destacou que pessoas têm sofrido para conseguir fazer um exame simples.

Na oportunidade, ele citou o programa federal “Mãe Canguru”, como exemplo de iniciativa que contribui para a melhoria da saúde pública, e afirmou que o que mais importa é atender a população, independente de qual instância esteja trazendo o benefício.

“Quero dizer que a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, precisa ter a humildade em reconhecer o que vem sendo trazido pelo Governo Federal, e que a população continue tendo atendimento independente de quem é o “pai da criança”, declarou.

No tocante ao requerimento mencionado por Pablo, o vereador Reinaldo Miranda – Ronny, em defesa do Governo Municipal, ressaltou que existe um prazo para que o documento seja atendido.

“Sabemos que existe um prazo da Secretária para poder dar resposta aos questionamentos, questionamentos esses que foram aprovados por todos nós, em vista disso, entendemos que devem ter o retorno. Não tenho duvida que o mais breve possível esse requerimento estará nesta Casa com uma resposta”, disse Ronny.

O líder do governo, Carlito do Peixe, também respondeu ao vereador Pablo Roberto, lembrando que a atual gestão está no poder há menos de 100 dias, ao contrário do Governo Estadual que já tem seis anos.  “A saúde no Município não é faz de conta”, afirmou ele, acrescentando que “os problemas na saúde não são apenas em Feira de Santana, mas em todo o Brasil”.

Vereador anuncia que requerimento propondo CPI está perto de ser concluído 

O vereador David Neto (PTN), que é membro da Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, informou que faltam apenas algumas fotos e depoimentos para que seja encaminhado o requerimento propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o sistema de transporte escolar no município de Feira de Santana.

O edil salientou que, no dia 3 de março deste ano, a Prefeitura renovou um contrato com a empresa Gabriel Nascimento Soares e com a CG Transporte, ambas do grupo da Transoares, que, segundo ele, ganhou a licitação novamente.

“Será que essas empresas estão apropriadas para cumprir esse contrato? Nós temos que fiscalizar. Vamos ver se esses ônibus estão cumprindo as determinações das leis municipais. Cadê os ares-condicionados dos ônibus?”, questionou David, afirmando que, no município, existem muitas leis que não são respeitadas, “inclusive pelo grupo Transoares”.

Ele disse que pretende colher depoimentos de pessoas dos distritos, que utilizam o transporte escolar, bem como obter informações dos valores dos novos contratos firmados entre a Prefeitura e as empresas do grupo Transoares, para que se possa dar entrada com maior segurança na CPI.

“Nós não queremos fazer parte de uma bancada e deixar de fiscalizar. Temos que fiscalizar sim; observar se as empresas estão cumprindo o que determina a lei”, pontuou.

Preconceito é a primeira dificuldade que os autistas sofrem, afirma Marcos Lima 

“A primeira dificuldade que os autistas sofrem em nossa sociedade é o preconceito”. A declaração é do vereador Marcos Lima (PRP), em discurso na tribuna da Casa da Cidadania. Nesta terça-feira (2) comemora-se Dia Mundial do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre o problema que atinge milhões de pessoas em todo o planeta.

O edil informou que o autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Marcos Lima salientou que, em 2010 a ONU apontou que cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas.  “Infelizmente, as pessoas ainda não têm consciência desse problema e não sabem como tratar um indivíduo com a síndrome”, afirma.

O vereador destacou o papel da Associação dos Autistas de Feira de Santana (AAFS), que desenvolve trabalhos com os autistas, a exemplo de estimulação precoce, trabalhos de alfabetização, acompanhamentos com psicólogos, médicos, entre outros.

Segundo ele, a entidade passa por dificuldades financeiras.  “As doações são feitas pelas pessoas da comunidade ou pela própria presidente da Associação dos Autistas, a psicopedagoga  Alecia Flávia Souza Vale. São esse os fatores que fazem com que a instituição permaneça em funcionamento”, afirmou ele, cobrando mais apoio do poder público e da sociedade.

Correia Zezito diz não aceitar atendimento privilegiado em unidades públicas de saúde 

Na sessão legislativa, desta terça-feira (2), o vereador Correia Zezito afirmou que na gestão do ex-prefeito Tarcízio Pimenta havia atendimento privilegiado na maioria das unidades públicas de saúde do Município, inclusive no posto de saúde da Rua Nova.

Ele alertou que, caso essa prática continue na atual administração, irá denunciar, mesmo sendo da bancada governista. O vereador disse que já comunicou o fato ao prefeito José Ronaldo e a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, para evitar que alguns pacientes sejam priorizados em detrimento de outros.

Em sua opinião, não é justo que pessoas, visando atendimento médico, acordem cedo para pegar uma senha nas unidades de saúde e não logrem êxito, em virtude da priorização de pacientes ligados a políticos.

“Na atual administração, coloquei umas pessoas no posto de saúde do bairro Rua Nova e sempre recomendei a elas que tratassem todos por igual. Não quero saber quem é que vota ou quem votou em alguém”, afirmou.

Correia Zezito disse que deseja muito que todos os funcionários das policlínicas e unidades Básicas de Saúde (UBS) façam o mesmo, inclusive não marcando exames fora do posto médico. “Se tiver 100 vagas para o médico ginecologista, tem que disponibilizá-las para os 100 primeiros pacientes que estiverem na fila”, ensina.

Em aparte, o vereador José Carneiro confirmou que na gestão passada havia marcação de exames fora das unidades de saúde do Município, no entanto, segundo ele, quando o ex-vereador Getúlio Barbosa assumiu a Secretária de Saúde, o problema foi sanado imediatamente.

O líder do governo na Câmara, Carlito do Peixe, assegurou que “coisas erradas” não são admitidas no governo Ronaldo, principalmente quando são de conhecimento do prefeito.

Projeto que institui o programa “Adolescente Aprendiz” é aprovado com sete emendas 

O vereador Pablo Roberto enviou à Câmara Municipal sete emendas parlamentares para serem incluídas ao projeto de lei nº 20/2013, de autoria do Executivo, que institui o programa “Adolescente Aprendiz”, no âmbito do município de Feira de Santana, a ser desenvolvido pela administração pública direta, autárquica e fundacional. Todas as emendas foram aprovadas nesta terça-feira (2) por unanimidade, bem como o projeto em sua segunda discussão.

De acordo com o projeto, os jovens com idade até 18 anos poderão participar do programa, que tem por objetivo proporcionar cursos aos inscritos, para que eles possam ter uma formação técnico-profissional e maiores oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

O documento determina que o quantitativo de aprendizes contratados corresponderá ao percentual de 5% sobre o número de cargos públicos efetivamente promovidos.

Aprovada Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente 

O projeto de lei nº 17/2013, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi aprovado em segunda discussão, na sessão legislativa desta terça-feira (2), após receber uma emenda parlamentar do vereador Pablo Roberto.

O petista apresentou duas emendas, sendo que uma – que fazia modificações na composição da Corregedoria – foi rejeitada pela bancada governista, a pedido do líder do governo, Carlito do Peixe.

Aprovado projeto que cria Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero

Após receber emenda parlamentar de diversos autores, foi aprovado, em segunda discussão, na sessão legislativa desta terça-feira (2), o projeto de lei nº 15/2013, de autoria do Executivo, que cria o Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero. O setor ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com a emenda apresentada, o Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero terá por finalidade coordenar, orientar, supervisionar, controlar e executar as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social nas áreas do trabalho exercido para incorporação das especialidades das mulheres nas políticas públicas, priorizando a promoção às atividades de gênero, de acordo com as atribuições ora estabelecidas.

Roque Pereira parabeniza Geilson pelos 35 anos de radialismo 

O vereador Roque Pereira (PTN), utilizou a tribuna da Casa da Cidadania, na sessão legislativa da segunda-feira (1º) para parabenizar o radialista e deputado estadual Carlos Geilson (PTN), pelos seus 35 anos de atuação no radialismo.

Geilson atualmente é âncora do programa Jornal Transamérica, da rádio Transamérica FM (99,5). “A imprensa com certeza tem orgulho de ter um representante legítimo  na Assembleia Legislativa”, afirma Roque.

Geilson também passou pelas rádios Subaé AM, Sociedade AM e Rádio Carioca. Foi redator, noticiarista, repórter policial, programador, discotecário, diretor de jornalismo, repórter esportivo, plantonista esportivo e comentarista esportivo.

O radialista Rivaldo Ramos, que é e colega de equipe de Geilson, também foi parabenizado pelo edil, por ter completado na mesma data 20 anos de profissão.

Projeto de lei

Na oportunidade, o vereador Roque Pereira teceu elogios ao projeto de lei 19.731/2012, de autoria do deputado Carlos Geilson, que proíbe a execução de som em transportes coletivos intermunicipais no estado da Bahia.

A matéria foi aprovada e sancionada pelo governador Jaques Wagner. A partir de agora, os passageiros devem usar fone de ouvido em aparelhos sonoros enquanto permanecerem nos veículos. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (28).

 

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9307 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).